Política Titulo Biênio 2026-2027

Comando da FUABC terá Aldemir presidente e Carajeleascow na vice

Chapa foi definida nessa terça-feira (16), de forma consensual, em reunião entre prefeitos dos três municípios mantenedores da Fundação do ABC

17/12/2025 | 09:31
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Está definida a chapa única para o comando da FUABC (Fundação do ABC) para o biênio 2026-2027. Reunidos na tarde dessa terça-feira (16), em São Caetano, os prefeitos das três cidades mantenedoras chegaram ao consenso sobre os nomes. Indicado por Santo André, e contando com o aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o médico Aldemir Humberto Soares, atual coordenador de Serviços de Saúde do Estado, será o presidente. A vice será exercida pelo também médico Ricardo Carajeleascow, nome proposto por São Caetano. O conselho curador foi convocado para assembleia extraordinária, onde o processo de escolha deve ser concluído, na sexta-feira (19), a partir das 9h, na sede da instituição, em Santo André.

“O entendimento construído entre os prefeitos reafirma a importância do diálogo, da cooperação regional e da estabilidade administrativa para garantir a boa governança da Fundação do ABC e a continuidade dos serviços prestados à população do Grande ABC”, diz trecho da nota conjunta divulgada no início da noite pelos chefes de Executivo Gilvan Ferreira (PSDB), de Santo André; Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo; e Tite Campanella (PL), de São Caetano. “A escolha respeita o acordo institucional entre os municípios mantenedores e contribui para o equilíbrio e a organização do revezamento entre as cidades.”

Também ficou acertado que o próximo presidente será indicado por São Caetano. Segundo a nota, a indicação de Carajeleascow já está “em consonância com o revezamento institucional, uma vez que a vice-presidência integra o processo de preparação para a próxima presidência da Fundação”.

Após o término da reunião com os prefeitos, o atual presidente da FUABC, Luiz Mário de Souza Gomes, assinou, às 16h47 desta terça-feira, ofício convocando os curadores para retomarem o processo eleitoral, que foi suspenso no dia 27, para a sexta-feira, a partir das 9h, na Sala da Curadoria, localizada na sede da instituição, em Santo André. Na pauta do dia, além da escolha do próximo comando da Fundação do ABC, será definido também o reitor do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Atual vice-reitor, Fernando Luiz Affonso Fonseca, que se tornou o único candidato após a desistência do concorrente da oposição, Antonio Carlos Palandri Chagas, será eleito para o cargo pelos próximos quatro anos.

O ofício assinado por Luiz Mário serve, segundo argumenta, para conferir legalidade ao pleito. Na noite de segunda-feira (15), diante da demora na remarcação da assembleia, os curadores haviam decidido convocar assembleia extraordinária para esta quarta-feira (17). 

O atual presidente, todavia, lembra que o estatuto da FUABC “não prevê a sobreposição de dois temas idênticos, de modo que duas reuniões simultâneas se mostram regimentalmente inviáveis” e que a sua intervenção serve para “evitar duplicidade das deliberações e possíveis conflitos procedimentais”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;