Setecidades Titulo Nesta quarta (17)

Falta de energia compromete abastecimento de água em 27 bairros de Mauá

Segundo a Sabesp, sem eletricidade não é possível realizar o bombeamento, o que compromete o envio de água para as residências atendidas pelo sistema

17/12/2025 | 10:33
Compartilhar notícia
FOTO: Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A falta de energia elétrica na EEA Mauá (Estação Elevatória de Água) afetou o abastecimento de água em diversos bairros do município nesta quarta-feira (17). Segundo a Sabesp, sem eletricidade não é possível realizar o bombeamento, o que compromete o envio de água para as residências atendidas pelo sistema.

Entre os bairros impactados estão Jardim Zaira, Jardim Oratório, Jardim Paranavaí, Jardim Ipê, Itaussu, Jardim Columbia, Chácara Maria Aparecida, Feital, Itapark, Jardim Itapark Velho, Jardim São Gabriel, Parque das Américas, Jardim São Jorge do Guapituba, Jardim Alto Boa Vista, Jardim Guapituba, Jardim Miranda D’Aviz (trechos), Jardim Primavera, Jardim Esperança, Jardim Camargo, Vila Real, Jardim Itapeva, Vila Falchi, Vila Tavares, Jardim Canadá, Jardim Adelina e Jardim Bom Recanto, entre outros.

De acordo com a concessionária, o fornecimento de água será retomado de forma gradual após o restabelecimento da energia elétrica na estação. Até a normalização completa do sistema, a Sabesp orienta os moradores a utilizarem a água de maneira consciente, priorizando o consumo essencial.

Imóveis que possuem caixa-d’água podem sentir menos os efeitos da interrupção, conforme prevê o Decreto Estadual nº 12.342/78, que determina a obrigatoriedade de reservatórios domiciliares. Para situações emergenciais, especialmente em unidades de saúde e de ensino, caminhões-pipa serão disponibilizados.

Dados da Enel indicam que Mauá registra, nesta quarta-feira (17), cerca de 400 residências sem energia elétrica, o que corresponde a 0,23% do total de clientes do município, segundo o mapa “Falta de Luz” da concessionária.

Ocorrências e solicitações podem ser registradas pelos canais oficiais da Sabesp: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual no site da companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;