Setecidades Titulo Fase inicial

GCM de São Caetano reforça Canil com filhotes de Pastor Belga Malinois

Com apenas três meses de idade, os cães chegam para substituir animais que recentemente se aposentaram após anos de serviço no patrulhamento

17/12/2025 | 10:44
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano passou a contar com dois novos integrantes para reforçar as operações de segurança na cidade. Filhotes da raça Pastor Belga Malinois, com apenas três meses de idade, os cães chegam para substituir animais que recentemente se aposentaram após anos de serviço no patrulhamento.

Neste momento, os filhotes estão na fase inicial de socialização e adaptação ao ambiente operacional. Após esse período, eles passarão por testes específicos e, na sequência, iniciarão o treinamento voltado ao faro, patrulhamento e proteção, etapas fundamentais para que possam atuar efetivamente nas ações da corporação.

De acordo com a Inspetoria Canil, a renovação da equipe é essencial para manter a eficiência do serviço. “Os cães prestam um apoio muito importante nas operações. Com o tempo, eles envelhecem e é necessário fazer a reposição. Esse trabalho é relevante não só para a GCM, mas para toda a população”, destacou o GCM Neto, integrante da equipe do Canil.

Um dos novos cães já foi batizado de Titan. O outro ainda aguarda definição do nome, que está sendo escolhida com a participação da população por meio das redes sociais da Prefeitura. As opções disponíveis são Adam, Drone e Red.

Além do apoio direto às ações de segurança, o Canil da GCM também desenvolve atividades de caráter social e educativo. “É um serviço que vai além da proteção. Atuamos em escolas, centros de convivência da terceira idade e em ações de aproximação com a comunidade”, ressaltou o GCM Neto.

Em outubro, o Canil já havia recebido outros dois reforços: Aslan e Aegon, da raça Border Collie. Os cães atuam tanto no auxílio às operações quanto no fortalecimento do vínculo entre a corporação e os moradores de São Caetano do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;