Ensino superior A mudança, segundo a organização, foi adotada para que a etapa tivesse abordagem interdisciplinar
FOTO: Guilherme Santiago/Fuvest

A Fuvest, organização responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), anunciou nesta quarta-feira (17), mudanças nas provas para os próximos vestibulares. As alterações foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP, em 2024, e serão implementadas por etapas.
Em 2026, os candidatos ao vestibular 2027, farão a prova da primeira fase do processo seletivo com dez questões a menos e o mesmo tempo de prova. Em vez de 90 questões, serão 80. Com isso, na avaliação da Fuvest, os candidatos terão mais tempo para refletir sobre as perguntas que passaram a conectar conhecimentos de diferentes áreas.
Já em 2027, quando são feitas as provas do vestibular 2028, haverá mudanças nos dois dias prova da 2ª fase. No primeiro, a prova passará a contemplar questões de "Linguagens e suas Tecnologias", ou seja, língua portuguesa e literatura, língua inglesa, arte e educação física.
A mudança, segundo a Fuvest, foi adotada para que a etapa tivesse abordagem interdisciplinar. Além disso, a prova do primeiro dia terá oito questões, em vez de dez. Os candidatos também terão que escrever a redação nesse dia.
No segundo dia de prova da 2ª fase, a prova também foi reduzida. Serão cobradas 10 questões em vez das 12 atuais. A Fuvest anunciou ainda a diminuição nos tipos de prova, que atualmente são 22. Haverá somente seis tipos de prova que serão aplicadas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato:
Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);
Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).
De acordo com a Fuvest, a Pró-Reitoria de Graduação da USP deverá consultar as unidades ao longo de 2026 para que indiquem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira. Após a consulta, haverá a divulgação da relação.
"É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª Fase do Vestibular aplicado em 2027", afirma o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.