Estoques em alerta Historicamente, as festas de fim de ano provocam uma queda acentuada no número de doadores, ao mesmo tempo em que a necessidade por transfusões segue constante — e, em muitos casos, cresce
FOTO: Divulgação

Com a chegada do Natal, período tradicionalmente marcado por viagens, confraternizações e estradas mais movimentadas, o GSH Banco de Sangue de Santo André faz um alerta à população: é preciso manter o compromisso com a doação de sangue. Historicamente, as festas de fim de ano provocam uma queda acentuada no número de doadores, ao mesmo tempo em que a necessidade por transfusões segue constante — e, em muitos casos, cresce.
Segundo a instituição, todos os tipos sanguíneos são afetados pela redução nas doações nesta época, mas a situação é especialmente preocupante para os tipos O- e A-, que atualmente apresentam estoques em níveis críticos. O sangue O- é indispensável em atendimentos de emergência, quando não há tempo para testes de compatibilidade, além de ser o mais indicado pelo Ministério da Saúde para transfusões em recém-nascidos de até quatro meses. Já o tipo A-, considerado raro e presente em apenas cerca de 6% da população, possui compatibilidade restrita, o que torna sua reposição fundamental para garantir o atendimento aos pacientes que dependem exclusivamente desse grupo.
“Pacientes em tratamento oncológico, pessoas com anemia falciforme, vítimas de acidentes e aqueles que precisam passar por cirurgias dependem diariamente das doações de sangue. Essas necessidades não diminuem no Natal e, muitas vezes, aumentam devido ao maior número de ocorrências nas estradas”, ressalta Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue.
Para facilitar o acesso dos voluntários durante o feriado, o GSH Banco de Sangue de Santo André terá horários diferenciados:
- 24/12 (quarta-feira): atendimento até as 12h
- 25/12 (quinta-feira): fechado
- 26/12 (sexta-feira): das 7h às 12h, com retorno ao funcionamento normal
A instituição reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários e convida a população a transformar o espírito solidário do Natal em um gesto concreto de amor ao próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Avenida Dom Pedro II, 877, próximo ao Parque Celso Daniel, em Santo André. O local conta com estacionamento para os doadores.
Para realizar a doação, é necessário:
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar 50 kg ou mais;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Aguardar 3 horas após refeições ou ingestão de alimentos gordurosos (não é necessário jejum, apenas evitar gordura);
- Ter aguardado 12 meses após tatuagem ou piercing (exceto região genital e boca, que exigem 12 meses após a retirada);
- Ter aguardado 6 meses após endoscopia ou procedimento endoscópico;
- Não ter histórico de Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, a doença deve estar controlada e sem uso de insulina;
- Pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar 7 dias após o fim dos sintomas e das medicações;
- Quem tomou a vacina da gripe deve aguardar 48 horas, desde que esteja sem sintomas.
- Em casos de hipertensão, uso de medicamentos ou cirurgias, a orientação é consultar previamente a equipe do banco de sangue.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.