Reservatório Estudo irá atualizar diretrizes e apontar intervenções para reduzir alagamentos e enchentes na região; investimento é de R$ 2,4 mi
FOTO: Celso Luiz/DGABC (21/02/2025)

Consórcio Intermunicipal do Grande ABC concluiu o processo de licitação para a contratação de um novo Plano Regional de Macro e Microdrenagem, voltado ao enfrentamento dos efeitos das chuvas intensas e das mudanças climáticas na região. O extrato do contrato foi publicado na sexta-feira (19).
O investimento total é de R$ 2,49 milhões, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O contrato prevê vigência de 30 meses, sendo que os trabalhos técnicos deverão ser executados ao longo de 24 meses, a partir da emissão da ordem de serviço.
O plano terá como foco a atualização de estudos, diagnósticos e orientações técnicas voltadas à prevenção de alagamentos, enchentes e outros impactos ambientais que afetam os sete municípios do Grande ABC, oferecendo subsídios para ações estruturais e preventivas.
O novo levantamento irá revisar o plano regional elaborado em 2016, que apontou a necessidade de 259 intervenções nos municípios da região para o controle de enchentes. Entre as medidas indicadas estavam a implantação e ampliação de redes de galerias, canais de drenagem e reservatórios de retenção, conhecidos como piscinões.
A partir desse estudo foi definida, por exemplo, a construção do Piscinão Jaboticabal, classificada como a obra de maior impacto regional no combate às enchentes. Atualmente em andamento e com previsão de entrega para este mês, a obra foi viabilizada pelo Governo do Estado em março de 2019, após articulação do Consórcio, em resposta às fortes chuvas que atingiram a região naquele ano. O episódio ficou marcado como a pior enchente da história do Grande ABC, com registro de dez mortes e 284 pessoas desabrigadas.
Naquele contexto, o Consórcio promoveu uma reunião entre os prefeitos das sete cidades e o então governador João Doria, ocasião em que foi apresentado o estudo técnico que reforçava a importância estratégica da obra para a redução dos impactos das enchentes.
O Piscinão Jaboticabal está sendo implantado nas imediações da Rodovia Anchieta, no ponto de encontro dos ribeirões dos Couros e dos Meninos, em área localizada na divisa entre São Bernardo, São Caetano e o município de São Paulo.
Para o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), a contratação do novo plano reforça a atuação conjunta dos municípios diante dos desafios impostos pelos eventos climáticos extremos. Segundo ele, o estudo atualizado servirá como base técnica para planejamento de obras, captação de recursos e adoção de medidas preventivas.
“A drenagem é um dos grandes desafios das cidades do Grande ABC, especialmente diante dos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Com esse plano regional atualizado, vamos oferecer aos municípios uma base técnica sólida para obras, captação de recursos e ações preventivas que protejam vidas e o meio ambiente”, destacou o presidente.
INAUGURAÇÃO
Após quase cinco anos de atraso, o governo do Estado confirmou que as obras do Piscinão Jaboticabal seguem no cronograma e que a entrega será até dia 31 de dezembro. A construção do maior reservatório da América Latina começou em 2019 e estava previsto para ser inaugurado em janeiro de 2021.
O piscinão terá capacidade para armazenar até 900 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 360 piscinas olímpicas, quando estiver em pleno funcionamento.
LEIA TAMBÉM
Consórcio Intermunicipal define regras para mototáxi em 180 dias
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.