Cena Política Duas das três deputadas estaduais que têm domicílio no Grande ABC pretendem aproveitar o intervalo para se acomodar em outras legendas
Fernandes

A chegada de 2026, ano eleitoral, deve promover dança de cadeiras entre os partidos políticos. Em março, a seis meses da data do primeiro turno, marcado para 4 de outubro, a Justiça concede janela de 30 dias para parlamentares que queiram mudar de agremiação sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade. Duas das três deputadas estaduais que têm domicílio no Grande ABC pretendem aproveitar o intervalo para se acomodar em outras legendas. São os casos de Ana Carolina Serra – que deve deixar o Cidadania para se aninhar no PSDB, presidido no Estado de São Paulo pelo marido Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André – e Carla Morando (PSDB), que está de malas prontas para o MDB. Entre as pré-candidatas mulheres à reeleição na região, a única que deve se manter na sigla que lhe elegeu em 2022 é Ediane Maria, do Psol.
Bastidores
Aluno aplicado
Ao fechar por R$ 32 milhões a compra pela União do prédio da futura unidade do Instituto Federal em Mauá, onde funcionava a Fama (Faculdade Mauá), na Vila Noêmia, o prefeito Marcelo Oliveira (PT-foto) credenciou a cidade que administra, pelo segundo mandato consecutivo, a ser a primeira do Grande ABC a receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, ano eleitoral. O petista estava pressionando o mauaense a definir o endereço porque quer participar da inauguração da escola, prevista para fevereiro.
Papai Noel
Uma das últimas medidas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) antes de viajar aos Estados Unidos, onde vai gozar 17 dias de férias, até 11 de janeiro, foi autorizar o repasse de R$ 10 milhões para São Bernardo. É a única das sete cidades a ser beneficiada pelo dinheiro extra do Orçamento do Palácio dos Bandeirantes. A verba será utilizada pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos) para apaziguar a grave situação financeira na saúde.
Final feliz?
E por falar em Tarcísio de Freitas, quem conversou com o governador nos últimos dias notou que ele está bem mais flexível sobre o impasse criado entre o Metrô e a empresa multinacional Prologis no uso do terreno onde funcionou a fábrica da Ford, em São Bernardo. Após conhecer os detalhes dos dois projetos, o republicano passou a afirmar que ambos, tanto o pátio de manobras da Linha 20-Rosa quanto o centro logístico são compatíveis. Até bem pouco tempo atrás, o chefe do Executivo paulista dizia que apenas um era “prioridade” – o do Estado.
Paz natalina
Nem mesmo a circulação das notícias sobre a condenação a detenção por seis meses e 25 dias, por ligar ao crime organizado o chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, tirou a paz do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB). Aparentando serenidade, o emedebista mandou mensagem aos seguidores em rede social na última quinta-feira (25): “Natal é um momento propicio para união. generosidade, amor ao próximo, para celebrar junto às nossas famílias, pais, amigos, com aquelas pessoas que nos deixaram saudades, renovar as nossas esperanças por meio do nascimento de Jesus Cristo”.
‘True crime’
Teve político do Grande ABC respirando aliviado nos últimos dias. É que a Prime Video, plataforma de streaming do grupo Amazon, confirmou para o ano que vem uma nova temporada da série Tremembé, fenômeno de audiência que tornou-a a produção mais assistida da história do serviço no Brasil, e já antecipou os novos personagens. Acir Filló, de Ferraz de Vasconcelos, cidade da região do Alto Tietê, seguirá sendo o único prefeito a aparecer na trama. Por enquanto.
LEIA TAMBÉM: Na reeleição, Tite vai estar no Republicanos
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.