Política Titulo Investimento

Quarteirão da Segurança de São Caetano sairá ano que vem

Tite Campanella pretende reunir Smart Sanca, DDM 24 horas e Secretaria em prédio na Goiás

28/12/2025 | 04:16
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques 25/12/25
FOTO: André Henriques 25/12/25 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 São Caetano vai inaugurar o Quarteirão da Segurança Pública em 2026. Espaço, na Avenida Goiás, vai aglutinar a sede do Smart Sanca e a primeira Delegacia da Mulher 24 horas do Grande ABC, além da da Secretária de Segurança Pública. O anúncio foi feito com exclusividade ao Diário pelo prefeito Tite Campanella (PL).

“Vamos ter ali junto o Smart Sanca, uma central de monitoramento muito maior, muito mais câmeras – queremos ter uma em cada cruzamento –, a sala Lilás, a Delegacia da Mulher, para que possa ter efetivamente atendimento 24 horas e a própria Secretaria. Ou seja, vai ser um Quarteirão de Segurança Pública”, explicou Tite.

O espaço escolhido para o novo projeto será no número 950 da Avenida Goiás, que abrigava a Secretaria da Educação e onde ainda funciona a Biblioteca Paul Harris, que será transferida a um outro endereço ainda a ser definido.

Segundo o prefeito, a escolha foi definida porque a chegada do novo equipamento público servirá para revitalizar urbanisticamente o entorno. “Temos invasão muito grande de moradores de rua. Temos questões de segurança que são ruins. Então, vamos trazer o Smart Sanca para aquele espaço”, justificou Tite.

Para receber o Smart Sanca, que hoje funciona no bairro Santa Paula; a DDM, atualmente instalada no Santa Maria; e a Secretaria de Segurança Pública, localizada no Atende Fácil, no Centro; o prédio da antiga Secretaria de Educação passará por reformas e readequações. O volume de investimentos ainda não está definido. A previsão é entregar o novo espaço no dia do aniversário de 149 anos da cidade, em 28 de julho.

Tite está obstinado em tornar São Caetano a cidade com os menores índices criminais até o fim de seu primeiro governo, em 31 de dezembro de 2028. “O Quarteirão de Segurança Pública trará mais efetividade ao sistema que implantamos para atender todo mundo”, previu o liberal. “A meta é transformar São Caetano na cidade mais segura do Brasil até

o fim da gestão”, completou.

ALÉM DA NOVA SEDE

Tite Campanella também projeta ampliar investimentos na GCM (Guarda Civil Municipal), que hoje possui 400 agentes, e também no Smart Sanca Móvel, cuja frota será ampliada, de acordo com o prefeito. Atualmente, o programa, que funciona como extensão do centro de inteligência e emergências da cidade, conta com apenas uma viatura.

“Vamos ampliar as unidades móveis do Smart Sanca. Vamos ter cada vez mais veículos atuando. Outras viaturas vão poder cobrir determinadas áreas da cidade onde tivermos pouca cobertura de câmeras. Vamos ampliar consideravelmente o serviço”, comprometeu-se Tite Campanella.

São Caetano tem atualmente 560 câmeras integradas ao Smart Sanca, que consegue reconhecer rostos de foragidos da Justiça e placas de veículos com irregularidades. A ideia do prefeito é, até o fim de sua gestão, contar com pelo menos um equipamento em cada esquina da cidade.

LEIA TAMBÉM 

Crianças internadas no HU de São Bernardo recebem brinquedos no pós-Natal




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;