Retrospectiva 2025 Durante entrevista em agosto, o governador ainda afirmou sobre a possibilidade de perdão a Bolsonaro
FOTO: André Henriques | DGABC

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em entrevista exclusiva concedida ao Diário, em 29 de agosto, afirmou pela primeira vez que pretendia disputar a reeleição ao governo do Estado em 2026, mesmo com seu nome sendo cotado para a Presidência da República. Na ocasião, Tarcísio também declarou que, caso fosse eleito presidente, seu primeiro ato seria conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que à época cumpria prisão domiciliar e aguardava julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento em uma trama golpista.
“Primeiro ato. Porque acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”, declarou Tarcísio ao Diário poucos dias antes do início do julgamento, que acabou com Bolsonaro condenado a 27 anos e três meses de prisão, que já está cumprindo na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília.
O julgamento de Bolsonaro e demais réus movimentou o cenário político em nível nacional. A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu, em 11 de setembro, o julgamento da trama golpista, com placar de 4 votos a 1, e condenou o ex-presidente e outros sete réus por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
A família Bolsonaro voltou a movimentar o cenário político nacional no início de dezembro, quando o senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República. A declaração ocorreu em meio a uma série de movimentações que começam a desenhar a corrida presidencial de 2026.
Com os recentes anúncios de pré-candidaturas, o debate eleitoral de 2026 ganha novos contornos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca a reeleição, enquanto Renan Santos (Missão) e o ex-deputado Cabo Daciolo também entram na disputa. Outros políticos já manifestaram interesse, como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS). O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também é frequentemente citado, enquanto Tarcísio de Freitas ainda surge como possível rival de Lula.
- TRE-SP cassa diploma da deputada federal Carla Zambelli
- Hugo Motta (Republicanos) é eleito presidente da Câmara Federal e Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado
- PGR (Procuradoria-Geral da República) denuncia formalmente Jair Bolsonaro (PL) e militares por tentativa de golpe
- Governador Tarcísio de Freitas reforça aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar réus Jair Bolsonaro e mais sete aliados
- Presidente Lula sanciona Orçamento de 2025
- Governo de São Paulo lança o programa SP Pra Toda Obra
- Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes abre inquérito contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL)
- Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprova reajuste de 5% para servidores
- EUA aplicam Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e sua mulher, Viviane Barci
- O governo Lula enfrentou novos impasses no STF sobre a liberação de emendas<EM>
- Ex-presidente Jair Bolsonaro começa a cumprir prisão domiciliar
- Deputados da oposição paralisaram sessões do Congresso contra a prisão domiciliar de Bolsonaro
- Tarcísio de Freitas anuncia no Diário que vai disputar a reeleição
- Câmara Federal aprova PEC da Blindagem, ou da Impunidade
- Supremo Tribunal Federal condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e organização criminosa
- Governo envia à Câmara projeto para endurecer penas contra facções criminosas.
- Jair Bolsonaro começa a cumprir pena em Brasília
- Câmara Federal aprova projeto que limita decisões monocráticas no STF e suspende deputado federal Glauber Braga (Psol)
- Câmara e Senado aprovam PL da Dosimetria
- Carla Zambelli renuncia a mandato de deputada federal
- Bolsonaro passa por cirurgias
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.