Cultura & Lazer Titulo Retrospectiva 2025

Turma da Mônica tem história de seu criador nas telonas

Filme sobre Mauricio de Sousa é destaque no ‘Diarinho’ em 2025 e foi sucesso de bilheteria

Fabio Junior
Especial para o Diário
31/12/2025 | 10:53
Compartilhar notícia
FOTO: Redes sociais
FOTO: Redes sociais Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Ao longo de mais de cinco décadas, o Diarinho acompanhou gerações de leitores, passando por mudanças de formato, linguagem e conteúdo, mas mantendo viva uma presença indispensável: as tirinhas da Turma da Mônica.

Em 2025, essa relação histórica ganhou um significado ainda mais simbólico com a chegada aos cinemas de Mauricio de Sousa – O Filme, longa que revisita a trajetória do criador dos personagens. 

O filme conduz o próprio Mauricio, interpretado por Mauro Takeda de Sousa, filho do artista, conduzindo o público por uma viagem no tempo, relembrando a infância do desenhista em Mogi das Cruzes, os primeiros rabiscos de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, e as dificuldades enfrentadas até a consolidação de um dos maiores universos da cultura pop brasileira. 

O longa é um resgate da relação direta com o jornal, que teve capas produzidas especialmente pela equipe de Mauricio e chegou a imprimir suas primeiras revistas nas antigas oficinas do Diário.

O elenco ainda reúne nomes como Thati Lopes, Elizabeth Savalla, Natália Lage e Emílio Orciollo Neto. A direção é de Pedro Vasconcelos, com produção de Tuinho Schwartz e coprodução da The Walt Disney Company Brasil com a MSP Estúdios. Agora, o filme está disponível para assistir no Disney+.

A produção se tornou mais do que uma cinebiografia. É um retrato da persistência, da criatividade e da capacidade de atravessar gerações, valores que fazem parte do Diarinho. 

Janeiro

- No começo de 2025, o Diarinho destacou uma das produções nacionais mais comentadas do ano, ao mostrar como o cinema pode dialogar com a preservação ambiental. A matéria sobre o filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa apresentou os bastidores da adaptação do personagem criado por Mauricio de Sousa, trazendo entrevistas com o jovem protagonista Isaac Amendoim e o diretor Fernando Fraiha. Ao narrar a luta do caipira mais amado do Brasil para salvar a goiabeira ameaçada, ao lado de Rosinha (Anna Julia Dias), Zé Lelé (Pedro Dantas)e Nhô Lau (Luis Lobianco), o texto reforçou a força da amizade e da consciência ecológica. 

Fevereiro

- O Diarinho teve a oportunidade de mergulhar no universo dos idiomas, para mostrar como a curiosidade infantil é uma poderosa aliada no aprendizado de novas línguas. A reportagem apresentou histórias de crianças bilíngues e poliglotas que transitam naturalmente entre o português, o árabe, o inglês, o grego e o espanhol, seja em casa, em viagens ou na escola, revelando ganhos que vão além da comunicação, como a adaptação cultural, resiliência e confiança. O texto reforçou que aprender idiomas na infância é também uma forma de ampliar o olhar sobre o mundo e preparar os pequenos para uma realidade cada vez mais globalizada. 

Março

- O Diarinho trouxe uma reportagem inspiradora ao mostrar como o projeto Bombeiro Mirim vem formando cidadania e coragem entre crianças e adolescentes do Grande ABC. A matéria destacou a chegada da iniciativa a Rio Grande da Serra, somando-se a Santo André e São Bernardo, com aulas gratuitas que vão de combate a incêndios a noções de primeiros socorros, entre outras atividades. Por meio de depoimentos de participantes, foi mostrado como aprendizado já impacta na vida real, ajudando famílias em situações de emergência e despertando sonhos profissionais, além de reforçar valores como responsabilidade, solidariedade e respeito. 

Abril

- Foi celebrada a força da imaginação ao acompanhar a exposição Trilogia de Aventuras: Alice, que transformou o Shopping ABC, localizado em Santo André, em um portal para o universo de Alice no País das Maravilhas. O Diarinho mostrou como a obra criada por Lewis Carroll segue sendo atual após 160 anos, indo além de uma versão consagrada da Disney e explorando leituras históricas, artísticas e psicológicas. Com ambientes interativos, o texto destacou como a exibição convidou pequenos e adultos da região a refletirem sobre coragem, curiosidade e amizade, reforçando o caráter atemporal e marcando o mês de abril com cultura e fantasia.

Maio

- O Diarinho voltou os olhos para o cinema para registrar o retorno de um clássico querido por diferentes gerações, com a estreia do live-action de Lilo e Stitch. A nova adaptação da história lançada em 2002 pela Disney, é composta por atores reais, efeitos especiais e uma ambientação nas paisagens do Havaí. Ao apresentar a essência da trama, que mistura amizade, pertencimento e o significado de família, além da dublagem brasileira, foi reforçado o apelo emocional da produção, que uniu nostalgia e novidade. 

Junho

- O Diarinho evidenciou o poder do acolhimento ao contar a história do barbeiro Renan Santana, que transformou um simples corte de cabelo em uma experiência de cuidado e segurança para crianças portadoras de TEA (Transtorno do Espectro Autista). A reportagem mostrou como a partir da sensibilidade, ludicidade e respeito ao tempo de cada criança, o profissional de Mauá conquistou famílias de toda região, criando vínculos de confiança e ajudando a superar os mais diversos traumas. Mais do que um serviço, o texto revelou uma prática que promete dignidade, empatia e impacto social, marcando o mês de julho com uma narrativa humana e muito inspiradora. 

Julho

- Com linguagem acessível e foco educativo, a matéria sobre os 35 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) reforçou que toda criança tem direitos e precisa conhece-los para se proteger. A matéria explica a importância da lei ao ouvir especialistas como Ademar Carlos de Oliveira e as crianças atendidas pela ONG(Organização Não-Governamental) ‘Fica de Bem’, em São Bernardo. Ao tratar temas como violência, trabalho infantil e abandono, a reportagem mostrou caminhos práticos de denuncia, como Disque 100 e os Conselhos Tutelares, e destacou que garantir saúde, escola, afeto e proteção ainda é um desafio coletivo, mesmo após mais três décadas do decreto. 

Agosto

- Com mistura de nostalgia, criatividade e solidariedade, o Diarinho mostrou como um sonho de infância ganhou as ruas do Grande ABC. Ao transforma um Mitsubishi Eclipse em uma réplica do icônico Relâmpago McQueen, personagem do filme Carros, Marcel Baddini levou a magia da Disney e da Pixar para além dos cinemas, encantando crianças e adultos. O texto destacou como o automóvel customizado passou a marcar presença em ações beneficentes, incluindo visitas ao Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e a Casa Ronald McDonald, transformando buzinas, fotos e sorrisos e momentos de alegria para quem enfrenta diversas dificuldades. 

Setembro

- A literatura infantil ganhou destaque ao apresentar uma fábula sensível que ensina, desde cedo, que ninguém deve ser julgado pelas aparências. A reportagem acompanhou o lançamento do livro O Burro Inteligente, da jornalista Miriam Gimenes, mostrando como uma ideia criada na infância se transformou, décadas depois, em uma obra repleta de significado. Com ilustrações de Luiz Carlos Fernandes e depoimentos de crianças leitoras, o texto reforçou valores como empatia, trabalho em grupo e combate ao preconceito, além de dialogar com a ciência ao desconstruir o estigma sobre os burros, por meio das explicações do veterinário Jefferson Leite. 

Outubro

- Com protagonismo infantil, e participação cidadã, o Diarinho apresentou a eleição de Arthur Nascimento de Farias como prefeito mirim da Cidade da Criança, em São Bernardo. Aos 9 anos, o estudante conquistou 3.300 votos e assumiu o compromisso de ouvir outros pequenos e transformar sugestões em propostas para o município, com apoio direto do prefeito Marcelo Lima (Podemos). Criado junto ao parque em 1968, o projeto foi resgatado em 2025, destacando sua importância na formação de liderança, no estímulo a cidadania e na valorização na escuta das crianças como agentes ativos na mudança social. 

Novembro

- Foi noticiada a estreia do cubo mágico nos Jogos Escolares de Santo André, como uma alternativa inovadora às modalidades tradicionais, aproximando alunos por meio do raciocínio lógico, da concentração e da diversão. O texto mostrou como estudantes se engajaram na prática do quebra-cabeça, ressaltando seus benefícios educacionais e emocionais, além de contextualizar o fenômeno mundial do cubo. A matéria também reforçou a visão da Secretaria de Esporte de Santo André ao ampliar a inclusão nos jogos, mostrando que o esporte escolar pode ir além das quadras e alcançar mente, criatividade e participação de todos.

Dezembro

- Fechando o ano com o projeto Fast Heróis, que transformou crianças de 5 a 10 anos em agentes de prevenção ao ensinar, de forma lúdica, os principais sinais do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Realizada no Ginásio Poliesportivo Sacadura Cabral, em Santo André, a ação reuniu mais de 1.200 alunos da rede municipal, utilizando personagens e brincadeiras para reforçar a importância de reconhecer os sintomas e acionar rapidamente o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo telefone 192. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;