Celebração Com 47 centímetros e pesando 3.125 gramas, Henry é filho de Jaciara da Costa Messias Rocha, de 30 anos, assistente administrativa, e de Wilas dos Santos Rocha
FOTO: Divulgação

O ano de 2026 começou com um momento de celebração e esperança no Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires. Às 5h26 da manhã do dia 1º de janeiro, nasceu Henry, o primeiro bebê do ano na rede pública municipal, simbolizando o início de um novo ciclo marcado por cuidado, acolhimento e avanços na saúde materno-infantil.
Com 47 centímetros e pesando 3.125 gramas, Henry é filho de Jaciara da Costa Messias Rocha, de 30 anos, assistente administrativa, e de Wilas dos Santos Rocha. O parto normal ocorreu com quase 38 semanas de gestação, após acompanhamento completo de pré-natal realizado pela USF Santa Luzia, dentro da rede municipal de saúde.
Para a família, o nascimento foi cercado de emoção. “Desde o pré-natal me senti acolhida e segura. O atendimento foi humano e respeitoso. Saber que o Henry foi o primeiro bebê de 2026 a nascer aqui torna tudo ainda mais especial”, relatou Jaciara, emocionada.
O primeiro nascimento do ano também reforça a nova fase vivida pelo Hospital São Lucas desde a inauguração da nova maternidade, em 2025. A unidade passou a contar com 60% mais leitos em relação à estrutura anterior, encerrando uma espera de 17 anos da população por um espaço mais moderno e adequado para o atendimento às gestantes.
Desde o início das atividades, a maternidade já realizou mais de 390 partos, ampliando o acesso das mulheres a um atendimento qualificado, seguro e humanizado. Os reflexos desse investimento aparecem nos indicadores do município: em 2025, Ribeirão Pires registrou mortalidade infantil zerada e mortalidade materna zerada, além de ultrapassar a marca de 1,6 milhão de atendimentos na rede pública de saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Clovis Volpi, o nascimento de Henry simboliza a consolidação desse trabalho contínuo. “É um cuidado que começa no pré-natal e segue até o pós-parto, com responsabilidade e acolhimento. Iniciar 2026 com um nascimento na nova maternidade reforça o compromisso da cidade com a vida e com o futuro das nossas famílias”, afirmou.
LEIA MAIS: Primeiras horas de 2026 são marcadas por nascimentos na região
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.