Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor

Veja a Palavra do Leitor do 'Diário' deste dia 6 de janeiro de 2026

Confira as opiniões dos leitores do jornal nesta terça-feira

06/01/2026 | 09:08
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.

Maduro e a Venezuela – 1

‘Juiz marca para março nova audiência de Maduro e defesa questiona legalidade’ (www.dgabc.com.br). Suponhamos que ele realmente seja narcotraficante... Que jurisprudência tem o município de Nova York para julgar um presidente? O mais lógico seria ele ser julgado em um tribunal internacional.

Aline Fernandes Galera do Instagram

Maduro e a Venezuela – 2

Interessante a direita brasileira, como Tarcísio, comemorar a abdução do Maduro. Afinal ele conseguiu fazer o que Bolsonaro tentou e não conseguiu, ficar no poder em uma eleição perdida. Ironia.

João Paulo Mendes Parreira - São Caetano

Maduro e a Venezuela – 3

Não consigo assimilar a ideia de um país ser dominado por outro, seja lá por que motivo for. Luto por um Brasil soberano, e a Venezuela também!

Alencar Marcon - Santo André

Maduro e a Venezuela – 4

A ditadura é um regime criminoso de um governo onde o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa, sendo ela um desprezível e desumano ditador. Essa ditadura nos obriga a conviver com censura imoral, com atrasos irrecuperáveis, assassinatos de inocentes, falta de eleições transparentes, falta de liberdade pessoal e um controle do Estado na vida dos nossos irmãos venezuelanos. Nós, brasileiros, já vivemos 21 anos sob uma ditadura que nos causou perdas irreparáveis em todas as áreas, nos distanciou de crescimentos plurais, ou seja, será que escolheríamos viver na ditadura impune e fraudada por Nicolás Maduro e da sua Venezuela ou na democracia vital, próspera e tangível dos Estados Unidos?

Cecél Garcia - Santo André 

Maduro e a Venezuela – 5

Ao saber da operação realizada para retirar Nicolás Maduro do poder, Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao mantra da soberania, o mesmo discurso barato de sempre, usado seletivamente conforme a conveniência ideológica. Soberania só vale quando protege ditaduras amigas; quando o povo é oprimido, vira detalhe retórico. É a soberania invocada para regimes, não para cidadãos. Serve como escudo moral para não fazer nada, não cobrar nada e não se indispor com tiranos ‘do campo certo’. Donald Trump foi, até agora, o único líder ocidental com coragem política explícita de enfrentar diretamente o regime de Nicolás Maduro – algo que muitos condenam em discurso, mas evitam na prática. Ninguém havia ido tão longe no gesto e na pressão. 

Luciana Lins - Campinas (SP)

Maduro e a Venezuela – 6

Luiz Inácio Lula da Silva voltou a demonstrar incapacidade de mediação. Diante da ofensiva dos EUA, evita citar Trump e recorre a um malabarismo retórico que não engana ninguém. Trump aplicou a lei do mais forte, nos moldes da Doutrina Monroe. Após a captura de Maduro, Lula ficou preso ao próprio dilema: afastar-se do ditador significa romper com sua base ideológica; enfrentar Trump pode custar caro numa relação que ele sabe o quanto foi difícil retomar. O resultado é um discurso elevado, alinhado ao anti-imperialismo automático do PT. A saia justa está posta. Lula critica a ação, mas segue apoiando a vice de um regime cuja eleição ele sabe ter sido fraudada. A incoerência é evidente – a ideologia, mais uma vez, supera o bom senso.

Izabel Avallone - Capital

Boas festas

O Diário agradece e retribui os votos de boas festas recebidos de Valdemir Ferreira Dias; e Fernanda Spagnuolo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;