Cena Política Titulo Cena Política

Quando a polarização ofusca o Legislativo

07/01/2026 | 08:07
Compartilhar notícia
ARTE: Fernandes
ARTE: Fernandes Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O limite entre a atuação municipal e a militância ideológica tornou-se quase imperceptível para alguns vereadores. Um levantamento nos perfis de Nina Braga (PL), de São Bernardo, e Major Vitor Santos (PL), de Santo André, revela um padrão digital em que demandas locais – como buracos nas ruas, saúde básica ou zeladoria – perdem espaço para debates sobre Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva e a Venezuela. No perfil de Nina Braga, a proporção é evidente: das últimas 36 publicações, 28 tratam desses temas nacionais. No caso de Major Vitor Santos, a situação é ainda mais acentuada, com o feed quase inteiramente voltado à narrativa da direita nacional. Enquanto os algoritmos das redes sociais privilegiam a polarização, a prestação de contas sobre o orçamento municipal e a qualidade dos serviços públicos ficam em segundo plano no palanque virtual.

Bastidores

Saia justa

A jornalista Vera Magalhães, que iniciou a carreira no Diário, anunciou que, após seis anos, vai deixar em fevereiro a apresentação do Roda Viva, programa semanal de entrevista na TV Cultura. De acordo com a profissional, a decisão se deve a “quebra de um acordo já selado”. Em reunião em 10 de dezembro, segundo contou, tinha acertado verbalmente a extensão do contrato por mais um ano, mas a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, manteneodora da emissora, teria rejeitado os termos posteriormente.

Próxima reunião

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC estará sob nova direção em 2026, com os prefeitos Guto Volpi (PL), de Ribeirão Pires, e Gilvan Ferreira (PSDB), de Santo André, assumindo, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do colegiado. A próxima reunião do grupo está prevista para a segunda quinzena deste mês, quando o atual presidente, Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo, passará o bastão ao sucessor.

Vereador supera prefeitos

Quem anda feliz é o quase sempre polêmico vereador Luiz Henrique Watanabe (PRTB), de São Bernardo, que comemorou um novo dado nas redes sociais. O parlamentar da direita conservadora atingiu 123 mil seguidores no Instagram, superando o prefeito Marcelo Lima (Podemos), com 119 mil, o ex-prefeito Orlando Morando (sem partido), com 114 mil, e o deputado federal Alex Manente (Cidadania), com 71,8 mil. O desempenho nas redes parece reforçar ainda mais sua pretensão de concorrer a deputado federal em outubro.

CPI do Banco Master

Por falar em Alex Manente, o deputado federal não deixou de ir a Brasília, mesmo no recesso parlamentar, para assinar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banco Master. “Muita gente acha que no recesso, quando não tem plenário cheio, não tem trabalho, mas é neste momento que os acontecimentos e fatos continuam sendo decisivos para a população brasileira. Quando surgem denúncias no sistema financeiro, não dá para fingir que nada está acontecendo. Por isso que vim aqui para assinar a CPI do Banco Master”, frisou.

Luz, Câmera e Ação Cultural

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), divulgou iniciativa da secretária estadual de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton, convidando a população a participar do projeto “Luz, Câmera e Ação Cultural”, promovido pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. As inscrições para o processo seletivo vão até dia 12 e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @culturasaocaetano. A Prefeitura disponibiliza bolsa cultura de R$ 1.804, além de transporte e alimentação no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;