Problemas Prefeito ainda disse que não está satisfeito com trabalho da organização na administração de unidades hospitalares no município
Marcelo Lima concedeu entrevista à TV Globo, da Capital (FOTO: Reprodução)

O prefeito Marcelo Lima (Podemos) responsabilizou a FUABC (Fundação do ABC) pelos atrasos no pagamento de salários e direitos trabalhistas a funcionários do setor da saúde em São Bernardo. A organização gere as unidades médicas da cidade. As declarações do chefe do Executivo foram dadas ao telejornal SP TV veiculado pela Rede Globo na noite de terça-feira (6).
As reclamações de funcionários dos serviços de saúde de São Bernardo se acentuaram no fim do ano passado, quando passaram a denunciar atrasos nos salários e o não pagamento de direitos trabalhistas, como férias e 13º salário, além de depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os servidores são ligados à FUABC, que argumentou que depende do repasse de verbas do Paço para honrar seus compromissos.
“Não devemos absolutamente nada de direitos trabalhistas”, garantiu Marcelo Lima. O prefeito também assegurou que não há “nenhum dia” de atraso nos pagamentos de salários, férias e 13º. “Tudo foi repassado à Fundação do ABC, que é a que faz a gestão da saúde de São Bernardo e também de outras cidades”, completou. O chefe do Executivo admitiu, entretanto, que realizou repasse de R$ 60 milhões à FUABC na terça-feira para cobrir impostos e encargos trabalhistas, como o FGTS.
Ainda de acordo com o prefeito de São Bernardo, não há mais atrasos. “Hoje (terça-feira), a Fundação já recebeu da Prefeitura e (...) neste momento (estamos) com a informação (de que) 100% (...) está repassado ao trabalhador ou àqueles que são beneficiários do tíquete, vale-transporte e assim por diante”, completou Marcelo Lima.
O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde Privada e Filantrópica do Grande ABC informou que está checando com os funcionários se todos os débitos foram realmente quitados. O Sindsaúde ABC agendou reunião com Marcelo Lima na segunda-feira (12), às 14h. “Vamos levar uma comissão de trabalhadores para cobrar pessoalmente uma solução definitiva”, posicionou-se a entidade em nota oficial.
LEIA TAMBÉM:
Marcelo Lima confirma congelamento da tarifa de ônibus em São Bernardo
INSATISFAÇÃO
Marcelo Lima revelou que está descontente com a prestação de serviços da FUABC em São Bernardo. Ao responder à reportagem do SP TV se estava “satisfeito” com o trabalho realizado pela organização, o prefeito foi taxativo: “Não. Pelo contrário; pode melhorar, e muito”. Foi a primeira manifestação pública desfavorável do chefe do Executivo à parceira.
O Paço, ainda de acordo com o prefeito, está atuando para aperfeiçoar a prestação de serviços da FUABC no município. “E ele vai melhorar”, prometeu Marcelo Lima. “Estamos trabalhando 24 horas por dia. Tanto o prefeito quanto os secretários queremos é excelência”, completou.
O Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, administrado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, é composto pelos hospital do Câncer Padre Anchieta, de Urgência Maurício Soares de Almeida, de Clínicas José Alencar e o da Mulher Emilia Battistin Marson. Os dois últimos integram lista das 100 melhores unidades públicas do Brasil, divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Diário.
A FUABC é uma OSS (Organização Social de Saúde) mantida por três prefeituras do Grande ABC: Santo André, São Bernardo e São Caetano. O atual presidente da instituição é indicado pelo Executivo são-bernardense: Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que deve deixar o cargo ainda neste mês, sendo substituído por Aldemir Humberto Soares, eleito em 19 de dezembro.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.