Cena Política
ARTE: Gilmar

São Bernardo é a queridinha da vez dos carnavalescos brasileiros. Além de ser homenageada em São Paulo pela Vai-Vai, que pretende resgatar a história da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, a cidade também será retratada no desfile da Unidos de Niterói na Marquês do Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola de samba niteroiense vai recontar na passarela a saga de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A importância do município do Grande ABC nas origens de sua liderança política, nos tempos de sindicalista, ocupará papel central no desfile. Batizado de Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil, o enredo deve ser questionado na Justiça. Políticos de oposição entendem que se trata de propaganda eleitoral antecipada – o petista é candidatíssimo à reeleição em outubro.
Bastidores
Novos ares
Começa na quarta-feira (14) o processo de transição no comando da FUABC (Fundação do ABC). Eleito em 19 de dezembro para o biênio 2026- 2027, o médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem Aldemir Humberto Soares assume o bastão na OSS (Organização Social de Saúde) que possui 35 mil funcionários e tem orçamento estimado em R$ 4,4 bilhões neste ano. Junto com o vice Ricardo Carajeleascow, ele substitui Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que há oito anos distribui as cartas na instituição.
Produção parlamentar
Em resposta ao abre da Cena Política de quarta-feira (7), a vereadora Nina Braga (PL) enfatizou que presta trabalho voltado à população de São Bernardo e não somente ao bolsonarismo. Segundo dados informados pelo gabinete da parlamentar, foram registrados no ano passado 5.401 documentos totais relacionados ao Legislativo, sendo 37 pedidos de projetos de lei, 11 de resolução e 2.620 de indicação, oriundos de demandas reais da cidade, como tapa-buracos, poda de árvores, revitalização, sinalização, manutenção de faixas de pedestre, coleta seletiva, entre outros, além de 38 moções.
E continua…
Nina Braga ainda fez um comparativo com vereadores da bancada do PT, citando nominalmente três deles. “Analisados em conjunto, no site aberto da própria Câmara, os vereadores Ananias de Andrade, Ana do Carmo e Ana Nice possuem, juntos, 2.362 indicações e requerimentos. Já a vereadora Nina Braga, sozinha, possui 2.626 documentos protocolados entre indicações e requerimentos”, afirmou a assessoria da parlamentar, ao enfatizar a produção do mandato da bolsonarista.
Liberdade religiosa
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), sancionou ontem a lei nº 6.408, que estabelece a Política de Liberdade Religiosa, Igualdade Racial e de Gênero no município. A nova legislação tem como foco principal o enfrentamento à intolerância, ao racismo e à discriminação de gênero no âmbito administrativo municipal. A medida visa proteger não apenas templos e símbolos religiosos, mas também expressões culturais, identidades de gênero, orientação sexual e grupos em situação de vulnerabilidade, como povos originários e afrodescendentes.
Moradia digna
O vereador diademense Josa Queiroz (PT) anunciou ontem que, no próximo dia 23 de janeiro, será aberto o processo de licitação do projeto ‘Diadema O’, que prevê a construção de 442 moradias. Segundo o parlamentar, a iniciativa representa “mais um passo gigante para garantir moradia digna para as famílias da Ecovias e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto)”.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.