Palavra do Leitor Confira a opinião dos leitores do jornal nesta quinta-feira

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.
Trump e a Venezuela – 1
‘Trump diz que Venezuela entregará 50 milhões de barris de petróleo aos EUA’ (www.dgabc.com.br). Parece um chefe do crime organizado falando!
Luiz Felipe Freitas do Instagram
Trump e a Venezuela – 2
Ou seja, ele invade o país, vende algo que não é dele para ele mesmo e ainda toma conta do dinheiro da venda.
Robson Cunha do Instagram
Intolerância religiosa
‘Região registra alta de queixas de intolerância religiosa em 2025’ (Setecidades, ontem). O Diário nos convida a uma reflexão sobre o quanto estamos pecando, enganados e negligentes na fé, quando praticamos a intolerância religiosa. Em 1890, o Marechal Deodoro da Fonseca nos garantiu, por decreto, o Dia Nacional da Liberdade de Cultos. Não é preciso ter mestrado ou doutorado em teologia para concluir que Deus, criador da vida e da morte, jamais nos condenaria por ser dessa ou daquela religião ou de determinada denominação, pois somos todos iguais. Pois esse Deus, em Cristo foi e é o criador, e é dele a palavra maior que nos ensina ‘Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei’.
Cecél Garcia - Santo André
Câmara de São Caetano
Na Câmara de São Caetano, espera-se que vereadores atuem com responsabilidade institucional, legislem, fiscalizem o Executivo e representem os interesses dos munícipes. Entretanto, quando um mandato é utilizado para xingamentos, ataques pessoais, exposição de familiares e a espetacularização de conflitos privados, deixa-se de exercer oposição política. Ser oposição exige maturidade, argumentos consistentes e compromisso com o interesse público. Oposição qualificada se faz com fiscalização séria e posicionamentos firmes – não com discursos rancorosos, tentativas de deslegitimar instituições ou transformar a política em palco de disputas emocionais. Expor a vida pessoal, a intimidade e familiares de agentes públicos ou privados não é coragem política, é irresponsabilidade. Não é fiscalização, é espetáculo. Não contribui para o debate público nem responde às reais demandas da população. O mandato pertence ao povo, não aos sentimentos do eleito. Quem confunde crítica política com ataque pessoal perde a razão, desqualifica o debate e se afasta da função pública. A política exige firmeza de ideias, respeito institucional e foco no coletivo. O que foge disso não representa a Câmara, nem os munícipes e só fragiliza a democracia.
Siomara Ferres - São Caetano
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.