Truculência Imagens gravadas por pedestres mostram policial enforcando a vítima; SSP diz que investiga caso
FOTO: Reprodução

Um motociclista denunciou ter sido vítima de uma abordagem violenta da Polícia Militar nesta terça-feira (6), em São Caetano. Vídeos gravados por pedestres que passavam pelo local mostram ao menos cinco policiais durante a ação. Em uma das imagens, um dos agentes aparece enforcando o motociclista, que fica visivelmente vermelho.
A vítima é André Vinicius de Godoy, 40 anos. Segundo ele, após receber ordem de parada na Avenida Goiás, estacionou a motocicleta e, mesmo assim, foi abordado de forma agressiva. Godoy afirmou que foi enforcado, caiu no chão e sofreu escoriações pelo corpo. Ele contestou a versão policial de que teria ignorado uma ordem de parada anterior e diz que só houve um comando, ao qual obedeceu imediatamente. A motocicleta foi apreendida com a justificativa de desobediência à ordem policial.
Ainda de acordo com o motociclista, as imagens das câmeras operacionais portáteis usadas pelos policiais devem comprovar que apenas uma ordem de parada foi dada. O motociclista informou que pretende registrar denúncia na Corregedoria da Polícia Militar.
“Me senti um lixo, sem nem saber por que fui algemado e levado como se fosse ladrão. Além do constrangimento, também vi a morte, porque o policial apertou tanto meu pescoço que fiquei sem ar. Passei dois dias sem conseguir dormir direito, com dor no corpo e por tudo que passei”, relatou a vítima.
Além da abordagem, Godoy denuncia que sua moto foi apreendida mesmo sem irregularidades. “Como não encontraram nada de ilegal e a motocicleta não tem pendências, eles levaram com o pretexto de recusa à ordem de parada. Só consegui recuperar a moto hoje, dois dias depois do ocorrido, sendo que é meu trabalho”, afirmou Godoy.
VERSÃO POLICIAIS
No BO (Boletim de Ocorrência), registrado no 1º DP (Distrito Policial) de São Caetano, os policiais militares relataram realizarem um bloqueio na Avenida Almirante Delamare, em Heliópolis, na Capital, quando Godoy, conduzindo uma motocicleta Yamaha Fazer, teria realizado manobras perigosas ao passar pelo bloqueio, motivando o acompanhamento. A abordagem ocorreu na esquina da Avenida Goiás com a Avenida Senador Roberto Simonsen, já em São Caetano.
Segundo a versão policial, durante a abordagem Godoy teria se recusado a desembarcar da moto, gritando ofensas como “policial ladrão” e “covarde”, além de, posteriormente, ameaçar os agentes. O boletim afirma ainda que, ao ser informado de que a motocicleta seria apreendida, ele teria tentado subir novamente no veículo e avançar contra os policiais, sendo necessária a utilização de “uso moderado da força” para contê-lo.
O registro policial aponta que tanto Godoy quanto um dos policiais apresentaram leves escoriações e foram encaminhados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São Caetano, onde receberam atendimento médico e alta. O teste do bafômetro realizado no motociclista deu resultado negativo.
Já Godoy, em sua versão registrada no BO, afirma que não percebeu qualquer acompanhamento policial, que recebeu um golpe no capacete e que teve o pescoço apertado durante a ação. Ele nega ter desacatado ou ameaçado os agentes.
SSP
Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) informou que as Polícias Civil e Militar investigam o caso. A Pasta afirmou que a PM atua com base em protocolos operacionais rigorosos, capacitação continuada e respeito aos direitos humanos, e que não compactua com excessos ou desvios de conduta.
A SSP confirmou que os policiais envolvidos utilizavam câmeras corporais, cujas imagens serão analisadas. “A Corregedoria da PM permanece à disposição para receber e apurar denúncias, assegurando que eventuais irregularidades comprovadas serão devidamente responsabilizadas.”
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.