Diversão Baseado na obra de Flávia Lins e Silva, filme estreia na quinta-feira (15) e fala sobre cultura, amizade e preservação da floresta
FOTO: Reprodução

A curiosa, destemida e carismática Pilar está prestes a ganhar sua estreia nas telonas. O filme O Diário de Pilar na Amazônia, adaptação da obra original da escritora Flávia Lins e Silva, chega aos cinemas nesta quinta-feira (15), prometendo encantar o público infantil com uma mistura de aventura, humor, consciência ambiental e um toque de magia.
O longa acompanha Pilar, uma menina cheia de imaginação que, acompanhada de seu melhor amigo Breno (papel de Miguel Soares) e do gato Samba, embarca em uma aventura na Amazônia, por meio de sua rede mágica, presente de seu avô.
Lá eles conhecem Maiara (Sophia Ataíde), uma ribeirinha que teve sua comunidade destruída, e o jovem pescador Bira (Thúlio Naab). Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e seus amigos partem em uma jornada pela densa floresta, com a missão de reencontrar a família da amiga, ao mesmo tempo em que precisam lidar com adultos que querem destruir a mata.
A franquia O Diário de Pilar é um sucesso entre o público infantil, com livros que já levaram a protagonista a diferentes partes do mundo, como Grécia, China, Egito, Machu Picchu, no Peru, e ao continente africano.
Dessa vez, no entanto, com a Amazônia como cenário, a história ganha um tom ainda mais brasileiro, explorando temas como diversidade, amizade e sustentabilidade.
A direção fica por conta de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, que transformam elementos do universo literário numa narrativa que mistura fantasia com a ambientação e os mitos da floresta. “O cinema pode ser muito inspirador e transformador, porque ele gera um engajamento, uma reflexão. É uma espécie de sonho coletivo e o que a gente propõe no filme, sobre essa questão do reflorestamento, é para que todo mundo seja impactado de alguma forma e possa viver esse sonho junto com a gente”, dizem os diretores.
No elenco, Lina Flor dá vida a Pilar, acompanhada pelos atores Miguel Soares, Sophia Ataíde e Thúlio Naab, companheiros inseparáveis. “Foi uma experiência incrível, é uma personagem legal e que eu me identifico. Ela gosta de aventura, é justiceira e tem muito amor pelos amigos. Espero que o filme faça com que mais pessoas tenham interesse em ajudar a causa ambiental”, comentou a protagonista.
O filme também reúne nomes conhecidos como Marcelo Adnet (Dr. Ernesto), Babu Santana (Montanha), Emílio Dantas (Serra), Rafael Saraiva (Zé Minhoca) e Nanda Costa (Isabel).
Para a autora Flávia Lins e Silva, ver Pilar transportada para o cinema é a realização de um sonho construído ao longo de sua carreira. “É um momento muito especial, depois de 15 anos escrevendo as histórias sobre essa personagem e agora posso vê-la no cinema levando a alegria para as crianças”, afirmou a escritora ao Diário.
Segundo os produtores, por meio das jornadas de Pilar, o público também será convidado a refletir sobre a conscientização da floresta e também preservação da natureza em si.
Com trilha sonora vibrante, visuais coloridos e uma narrativa cheia de descobertas, O Diário de Pilar na Amazônia promete emocionar famílias neste período de férias escolares. Também deve inspirar uma nova geração de pequenos exploradores a olhar com mais carinho para o cuidado com a natureza, o folclore e as histórias que o Brasil tem a contar.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.