Cultura & Lazer Titulo Destaque histórico

'O Agente Secreto' vence o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa

Produção dirigida por Kleber Mendonça Filho conquista prêmio e reforça o prestígio do cinema nacional no Exterior

12/01/2026 | 00:14
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O cinema brasileiro voltou a ocupar lugar de destaque no cenário internacional com a vitória de O Agente Secreto no Globo de Ouro. O longa conquistou o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, um dos mais importantes da cerimônia, realizada neste domingo (11) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme superou produções de diferentes países e idiomas, como o norueguês Valor Sentimental. A conquista é considerada histórica e simboliza um novo momento de reconhecimento global para o audiovisual brasileiro, especialmente em um evento tradicionalmente dominado por produções de grandes estúdios internacionais. No ano passado, Ainda Estou Aqui venceu com Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama, mas perdeu para o francês Emilia Pérez na categoria que o longa de Kleber triunfou. Nesta faixa, o último brasileiro a vencer foi Central do Brasil, há 27 anos.

Ambientado em um Brasil marcado por tensões políticas e sociais, O Agente Secreto acompanha a trajetória de um personagem envolvido em jogos de poder, vigilância e resistência. A narrativa densa, aliada a uma estética precisa e a atuações elogiadas, foi apontada por críticos internacionais como um dos principais trunfos da obra. A vitória também impulsiona as chances do longa em outras premiações importantes da temporada.

O Diário entrevistou o diretor do longa em novembro, leia mais abaixo:

Kleber Mendonça Filho: “O melhor retrato do Brasil é o que é lindo e, ao mesmo tempo, duro”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;