Setecidades Titulo Memória

Salão Steinway. Conferências literárias. Manias e cacoetes. No palco, Garcia Redondo. Na plateia, a alta sociedade.

Em 12 de janeiro de 1906, as atenções voltavam-se para o principal espaço cultural de São Paulo, em plena Avenida São João

Ademir Medici
13/01/2026 | 03:30
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – São Paulo Antiga; pesquisa: Douglas Nascimento; Salão Steinway em 1917
Crédito da foto 1 – São Paulo Antiga; pesquisa: Douglas Nascimento; Salão Steinway em 1917 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Calembur: tipo de jogo feito com as palavras, cujos sons se assemelham ou são iguais, embora tenham diferentes significados e, por isso, tornam-se divertidos.

Dicio

Dicionário Online de Português

Salão Steinway – Inaugurado em 1886. Foi sede do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Abrigou uma loja de pianos. E no piso superior, manteve um salão de festas, bailes e concertos com o nome de Salão Steinway.

Fonte - Douglas Nascimento, do blog São Paulo Antiga. Douglas é jornalista, fotógrafo e pesquisador independente. Presidente o Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Manias e cacoetes - E foi no Salão Steinway que Manuel Ferreira Garcia Redondo (1854-1916) proferiu uma hilariante conferência sobre manias e cacoetes, publicada na íntegra pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em 13 de janeiro de 1906 – provavelmente o jornal recebeu o texto com a devida antecedência.

O conferencista - Dr. Garcia Redondo foi engenheiro, jornalista, professor, contista e teatrólogo, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Não conseguimos uma foto sua.

A conferência

Texto: Garcia Redondo (síntese)

O número de cacoetes é limitado. O de manias não tem limites.

MANIAS

Alguns casos: mania de colecionar, de destruir, de dar remédios, de tomar remédios, de fazer trocadilhos e ‘calembours’, de falar em versos, de fazer o bem, de roubar.

Existe a cleptomania e a bibliomania.

Mais manias: fazer rir, fazer chorar, mania das charadas, do exotismo, mania dos ‘sports’, das mistificações, de dizer mal. A maledicência, as bizarrices.

Rousseau, para escrever, expunha a cabeça ao sol ardente.

Existe a mania de dar novidades, propalar boatos. De achar os outros magros. Há mania coletiva.

CACOETES (ou tiques...)

Roer as unhas e o bigode.

Piscar os olhos.

Fazer caretas.

Erguer compulsivamente os ombros.

Fungar. Afagar o nariz ou esfregá-lo pelo lado inferior.

Pasteur, mostrando em um jantar o perigo que havia de comer frutas sem as lavar primeiro, tal a quantidade de micróbios que elas contêm na superfície da casca, deu um bom exemplo, lavando-as num copo de água. O problema é que, depois de comer as frutas, bebeu a água na qual havia lavado o que comera...

OBSERVAÇÃO

Não há ninguém que não seja maníaco. Agora, no Brasil, desenrola-se a mania das... conferências!

NOTA DA MEMÓRIA – Se o caro leitor gostou desta síntese, procure pela conferência inteira. Ela ocupa a primeira e a segunda página do ‘Estadão’ daquela edição de 13 de janeiro de 1906. De se imaginar que o Dr. Garcia Redondo arrancou muitas gargalhas da plateia.

Crédito da foto 1 – São Paulo Antiga; pesquisa: Douglas Nascimento; Salão Steinway em 1917

GARCIA GORDO. ‘Como qualquer outro, eu sou um maníaco, que ao encerrar esta palestra vos agradece a complacência com que o aturais e a generosidade de com que o ouvis. Tenho dito’

Para a edição 20.046...

Edson Rossi

Crédito da foto 2 – Projeto Memória; reprodução: João Henrique Medice

Jornalista Edson Rossi tem raízes no bairro Santa Terezinha, em Santo André. Foi repórter e editor em várias áreas no Diário, com destaque para Setecidades e Esportes. Colaborou com a página ‘Memória’. Hoje atua em São Paulo.

EDSON ROSSI. No Diário, realizou coberturas marcantes, da morte de Ayrton Senna à Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Terça-feira, 13 de janeiro de 1976 – edição 2949

TRAGÉDIA – Vinte e cinco pessoas, a maioria jovens, morreram afogadas na represa Billings e nas praias de Santos. Este foi o resultado do forte calor registrado no último final de semana (10 e 11 de janeiro de 1976).

FUTEBOL – O Santo André vendia o passe de Fernandinho ao XV-Piracicaba.

HOMENAGEM – São Bernardo dava o nome de Frank Perkins a rua do bairro dos Casa. O engenheiro britânico Francis Arthur Perkins (1889-1968) foi o criador das indústrias Perkins, que teve unidade em São Bernardo.

ADEUS – Morria a escritora Agatha Christie, em Londres, aos 85 anos.

EM 13 DE JANEIRO DE...

1906 – Finanças municipais. Era divulgado o quadro dos 17 municipios do Estado de São Paulo com maiores arrecadações, proporcionais às suas populações.

Santos aparecia em primeiro, a Capital em segundo, seguindo-se Guaratinguetá, Campinas, Franca, Sorocaba, São Manuel e outros

Da lista não fazia parte São Bernardo, mais ou menos o atual Grande ABC.

1916 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: o Hospital de Santo André, sem cor política e que foi constituído por algumas pessoas piedosas com o único intuito de socorrer pobres enfermos, aliviando a Santa Casa da Capital, acha-se na dura emergência de fechar as suas portas, por falta de recursos. Reclama dos poderes do Estado uma soma maior de favores.

1931 – O semanário O Progresso, de Santo André, passava a ser dirigido e redigido por Raul Votta e Amadeu Nogueira.

1966 - Circulava o nº 1 do "News Seller Infantil", semente do atual Diarinho, sob a direção de Odayr José Bigliazzi.

1986 - Maçonaria inaugurava a Loja União Fraternal, em São Caetano.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Almenara (MG), Caldas Brandão (PB), Sucupira do Norte (MA) e Tejuçuoca (CE).

HOJE

Dia do Leonismo Internacional. Marca o dia do nascimento de Melvin Jones, fundador do Lions Internacional. Americano, ele nasceu em 13-1-1879.

Santo Hilário de Poitiers

13 de janeiro

Francês. Nascido no início do século 4. Bispo e doutor da Igreja. Escreveu livros sobre a santíssima Trindade.

Ilustração: site Santuário NS Aparecida




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;