Setecidades Titulo Memória

31 de julho de 2018. Cantina do Aldo. Vinho e queijo... ...lembranças e saudades. Momento especial. Vibrava a memória.

A partida inesperada de Aldo Rosa, semana passada, aos 75 anos, nos conduziu novamente para aquela tarde de sete anos atrás...

Ademir Medici
14/01/2026 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Projeto Memória
Crédito da foto 1 – Projeto Memória Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O encontro de 31 de julho de 2018 foi organizado pela professora Anselma Brentegani, memorialista, a historiadora do Riacho, com apoio da nossa prima, Mariazinha Regina Medici Veloso.

Belas histórias do Riacho Grande! Por que será que há tantos longevos por ali? Será que os ares lá são mais saudáveis?

Sérgio Paz

Memofut, São Paulo

Aldo Rosa e família receberam a todos muito bem, como sempre, na tarde daquela terça-feira, 31 de julho de 2018. E essa gente bonita da foto contou histórias da velha Vila do Rio Grande, elevada ao atual Distrito de Riacho Grande em 1948. Histórias que foram gravadas, uma parte filmada, e que ilustrou esta página Memória em várias edições.

Os mais velhos foram os primeiros a falar. Por fim, um diálogo entre os dois mais jovens, Bruno Brentegani Filho e o anfitrião, Aldo Rosa, já nascidos no Distrito de Riacho Grande (ex-Vila do Rio Grande). 

Presença dos italianos no Riacho? Festas na igreja de São João Batista? Encontro de São Bartolomeu? Abertura da Represa Billings? Não, Aldo e Bruno conversaram sobre O folclore em Riacho Grande e os oleiros mineiros.

A congada.

As olarias.

Saudosas recordações...

Bruno – Lembro da congada. Os cantadores chegavam de madrugada, lá em cima, na casa de madeira antiga da nona. Os tios abriam a porta. Eles entravam tocando. Todos mascarados. E tomavam pinga.

Aldo – Década de 1960. Eles eram os mineiros do Riacho. Jorge Mineiro um dos líderes. Trabalhavam em olarias. Eram muitas as olarias no Riacho Grande. A maioria das olarias tocada por mineiros.

Bruno – Esta é uma das passagens culturais antigas da história do Riacho, que deixou saudades.

Aldo – Sem dúvida, uma história conhecida dos antigos e que hoje nos traz alegres recordações.

NOTA DA MEMÓRIA – Aldo Rosa. O menino que fez história como funcionário da Volkswagen. O que integrava o Coral Bicchieri D''''Oro. Dos mais ativos participantes da associação dos vinicultores. Aldo Rosa, sentimental. Que tantas vezes recebeu Memória em sua casa, em sua cantina. Quase tímido. Mas que coração.

Memória precisa colocar o 31 de julho de 2018 na sua lista de fascinantes e elucidadoras efemérides. E recordar, naquela data, tantas histórias que os amigos de Aldo Rosa contaram, sem esconder a emoção.

Crédito da foto 1 – Projeto Memória

UMA DATA. Cantina do Aldo, 31 de julho de 2018. Aldo Rosa (E), João Vizintin (Joanin), Bruna Bechelli Vertematti, Albino Zampieri, Quirino Vizintin (Leli) e José Pereira de Araújo (Carolina)

NAS ONDAS DO RÁDIO

Canta Itália

Toda poesia musical redescoberta num Grande ABC que, naturalmente, preservou dialetos trazidos da velha bota.

Prezado Marquitho, precisamos render uma homenagem ao querido Aldo Rosa.

Produção, apresentação e toda emoção de Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

Para a edição 20.047...

Que trio!

Crédito da foto 2 – Fernando Ferreira

EMOÇÃO DISFARÇADA. Robson Breviglieri, Cley Scholz e Solanginha do Espírito Santo: foram do Diário, seguiram caminhos, mas como esquecer o ninho antigo?

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quarta-feira, 14 de janeiro de 1976

MANCHETE – Malogra tentativa de obter o fim do conflito no Líbano.

SANTO ANDRÉ – Praça junto ao Centro Cívico, que durante anos permaneceu na pura terra, passava a receber tratamento adequado, com o plantio de grama e de plantas decorativas.

DIADEMA – Constituída a Robrasa S.A., fabricante de rolamentos especiais, de grande diâmetro. A Robrasa era resultado da associação da Conforja com a Hoesch Rothe, fabricante mundial de anéis de aço.

EM 14 DE JANEIRO DE...

1916 – Transferiu sua residência para a Capital o antigo negociante da praça de Santo André, Luiz Fabris.

1956 – O governador Jânio Quadros assinava o decreto 25.357, autorizando o funcionamento da Escola Normal Livre São José, em São Bernardo.

1996 – Manchete do Diário: Mauá será o primeiro município do Grande ABC a receber, ainda em 1996, sistema de telecomunicações por fibra ótica.

Rafael Guelta

Primeiro Plano

Na série “História do Esporte no Grande ABC, a trajetória do Independente FC, de Mauá: 6.500 associados e investimento na modernização.

Divanei Guazzelli (texto)

Rivaldo Gomes (fotos)

2001 – Inaugurada a Escola Profissionalizante Padre Léo Comissari, no Jardim Silvina, em São Bernardo.

2021 – O mundo vivia o drama de mais uma epidemia e o Grande ABC estimava vacinar 270 mil pessoas contra o coronavírus.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Miguelópolis, elevado a município em 1845, quando se separa de Igarapava, na região de Franca.

E mais: Bom Retiro (SC), Cruz (CE), Paço do Lumiar (MA), Porto Alegre do Tocantins (TO) e Simolândia (GO). 

HOJE

Dia do Treinador de Futebol e Dia Nacional do Enfermo.

São Pedro Donders

14 de janeiro

(Sul da Holanda 1809 – Paramaribo, Suriname, 1887). Evangelizou e atuou na pastoral dos Enfermos no Suriname, dedicando-se especialmente aos leprosos.

Ilustração: Santuário Nossa Senhora Aparecida




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;