Palavra do Leitor

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.
Serviço dos pedágios
‘Pedágio caro; vidas baratas’ (Opinião, dia 10). Perfeita a abordagem do Diário, em seu editorial, a respeito de previsibilidade, planejamento, prevenção e comunicação no que tange à gestão de estradas em feriados prolongados. É notório e factual que a iniciativa privada oferece serviços de melhor qualidade que a iniciativa pública, na imensa maioria dos casos. Porém, quando o cliente do privado é o público, parece que essa regra é subvertida. E por que? Porque a cobrança e fiscalização do cliente, no caso o Poder Público, é fraca, insuficiente, leniente e temerária. Fiscalizar significa, na maioria das vezes, garantir o cumprimento de contratos e da legislação vigente. Quando isso não acontece, quem perde é o pagador de impostos, o legítimo titular e beneficiários de todos esses serviços.
Marcos Tegacini - Santo André
Acordo UE-Mercosul
O acordo da União Europeia com o Mercosul é uma vitória da diplomacia brasileira, da multilateralidade mundial, do progresso científico, da cultura, da civilidade e da aproximação entre os povos. Deixamos de lado o anacronismo, pautas reacionárias, isolamos os políticos de Brasília. O Brasil definitivamente tornou-se referência mundial, com sua ávida economia. O consumidor brasileiro terá acesso aos produtos europeus de qualidade e preço, principalmente, os medicamentos. Cadê o clichê? O Brasil vai virar uma Venezuela. Para concluirmos a onda de boas notícias, a aplicação da vacina da dengue terá início ainda neste mês de janeiro. Se necessário for, a comunidade europeia também terá acesso.
Ronaldo Duran - Santo André
Globo de Ouro do Brasil
‘Kleber Mendonça Filho tem expectativa de levar o Oscar’ (Setecidades). Das sete artes clássicas, o nosso Brasil é um expoente nacional e internacional na música, literatura e cinema dentre outras habilidades e produções. Nossa atriz Fernanda Torres já havia conquistado o prêmio de melhor atriz pelo filme Ainda Estou Aqui, dirigido pelo mago cineasta Walter Salles. E agora Wagner Moura conquista o prêmio de melhor ator em drama no filme O Agente Secreto, do diretor, produtor, roteirista, crítico de cinema e programador Kleber de Mendonça Vasconcellos Filho. E nós, brasileiros, somos merecedores por termos Fernanda Torres, Walter Salles, Wagner Moura e Kleber Mendonça em nossas emoções verde e amarelo.
Cecél Garcia - Santo André
Agressão a turista – 1
‘Turista agredido em Porto de Galinhas passa por cirurgia para corrigir fraturas no rosto’ (www.dgabc.com.br). Infelizmente, a exploração ocorre também em várias outras praias do Brasil.
Wagner Rubinelli - do Instagram
Agressão a turista – 2
Pessoas que trabalham no setor do turismo devem ser qualificadas. No Brasil, em todos os Estados, é necessário um programa de qualificação.
Sergio Santos - do Instagram
Adeus a Manoel Carlos
‘Júlia Almeida, filha de Manoel Carlos, presta homenagem ao pai: ‘Seu legado permanece vivo’’ (www.dgabc.com.br). O eclético Manoel Carlos faleceu, aos 92 anos. Deixa uma notável obra para a cultura brasileira. Foi ator nos tempos da TV Tupi. Na TV Excelsior, foi diretor do programa Bibi 60, que tinha como apresentadora Bibi Ferreira. Autor de novelas e minisséries memoráveis, e diretor do Fantástico, na TV Globo. Na TV Record, foi um dos criadores dos programas Família Trapo e O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina. Seu legado é enorme e foi de grande relevância para o cotidiano da família brasileira pelos temas que abordava. Na realidade um cronista da vida real. Vá em Paz, Maneco, ou brasileiríssimo Manoel Carlos.
Paulo Panossian - São Carlos (SP)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.