Setecidades Titulo Memória

O prefeito vai ao IHGSP. E a tradição é mantida. Duas medalhas outorgadas. Presentes o Viva o Centro... ...e os Amigos da Cidade.

Ao longo de seus mais de 130 anos, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo manteve laços estreitos com as autoridades públicas

Ademir Medici
17/01/2026 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Divulgação
Crédito da foto 1 – Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Quando o IHGSP foi fundado, em 1894, a figura do prefeito era chamada de intendente municipal. Nomes como os Antonio da Silva Prado, que foi intendente e, em seguida, o primeiro chefe do Executivo com a denominação de prefeito em São Paulo, e Clementino de Souza e Castro – que depois daria o nome à paulistana Vila Clementino – mantiveram contato direto com o Instituto.

Agora, a visita do atual prefeito ao IHGSP. Ricardo Nunes foi homenageado pelas ações que tomou, e vem tomando, voltadas à revitalização do Centro Histórico da Capital. Ao prefeito foram outorgadas duas medalhas: a Cívico-Cultural Dom Pedro II e a Comemorativa do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Crédito da foto 1 – Divulgação

PREFEITO PRESENTE. 26 de novembro de 2025. Auditório Afonso de Freitas, na sede do IHGSP: J. B. Oliveira, representando a Associação Amigos da Cidade (E), Frei Evaldo Xavier (comissário pontifício do Vaticano no Mosteiro paulistano de São Bento), prefeito Ricardo Nunes, João Tomás do Amaral (presidente do IHGSP), Edson Farah (presidente da Associação Viva o Centro) e Roberto Mateus Ordine (presidente da Associação Comercial de São Paulo)

Para a edição 20.050...

Vitas Klinavicius

Crédito da foto 2 – Projeto Memória; reprodução: João Henrique Medice

VITAS. Fez parte da redação do News Seller nos primórdios do semanário: tempo da Rua Bernardino de Campos

NAS ONDAS DO RÁDIO

Mário Lago.

Da música ao teatro.

Teatro de Revista.

Paixão pelas artes.

Texto: Milton Parron

Mário Lago é o personagem do programa “Memória” neste domingo. 

Autor de músicas famosas, entre elas “Ai que saudade da Amélia”, “Nada Além”, “È tão gostoso seu moço”, “Atire a primeira pedra” e mais algumas dezenas, Mário Lago também se notabilizou como roteirista, ator, escritor e radialista. 

Era advogado, mas exerceu a profissão por pouco tempo abandonando-a para dedicar-se às artes. Envolveu-se com o teatro de revista escrevendo, compondo e atuando. 

Sua estreia como letrista de música popular foi com a música “Menina, eu sei de uma coisa”, gravada em 1935 por Mário Reis.  

Todas essas histórias serão entremeadas com muitas de suas músicas.

Memória - Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Hoje, às 22h; amanhã, às 7h; sexta-feira, às 23h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.

Manias e cacoetes

‘Dr. Garcia Redondo foi engenheiro, jornalista, professor, contista e teatrólogo, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Não conseguimos uma foto sua’ (Memória, dia 13). Localizamos a foto de Garcia Redondo na Biblioteca Virtual de literatura.

Euclydes Rocco - São Paulo

SUCESSO

As crianças da creche agradecem a todos que ajudaram. 

Gratidão meus amigos. O livro “Crônicas de uma vida feliz – II” está esgotado.

Vanderlei Retondo

O crônista de Santo André

Memória lembra: a renda dos livros do Vanderlei Retondo destina-se às obras da Creche Fraternidade Menino Jesus, de Santo André.

Mário Covas

‘Esta história começa no século passado e é relembrada graças à leitora Marilse Azevedo’ (Memória, dia 7). Meu pai abraçou o (esqueleto do hospital) Mario Covas, junto com os outros aposentados.

Tânia Geannaccini - Santo André

São Caetano

‘O nome Tijucussu’ (Memória, dia 4). José Roberto Gianello mereceria um grande artigo na revista Raízes, sem dúvida.

José Carlos Soares de Oliveira - São Bernardo

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Sábado, 17 de janeiro de 1976

MANCHETE – Água é padronizada e indústria terá que prevenir a poluição.

FÉRIAS – Volkswagen Clube mantinha já há três anos um campo de férias para crianças, “onde todos são iguais para cantar e aproveitar ao máximo o verão”.

EM 17 DE JANEIRO DE...

1956 – Na quadra do Clube Atlético Rhodia, em Santo André, a primeira partida da série melhor de três, em disputa do título do Campeonato Estadual de Voleibol Masculino: o Casa Branca local, campeão do Interior, recebia o Adamus, campeão da Capital. Vitória dos visitantes: 3 sets a 2.

Do elenco do Casa Branca: Zedemar, Bandeira, Lázaro, Gilson, Antoninho, Américo, Ferreira e Pinheiro.

1971 - Sete de Setembro goleava o Alvinegro por 4 a 0 e tornava-se supercampeão da Divisão Principal de Santo André, em partida disputada no Estádio Municipal, hoje Bruno Daniel.

1996 – Arquiteto Jorge Bomfim e deputado Celso Daniel apoiavam a campanha “SOS Avenida dos Estados”, já com 6,6 mil assinaturas de apoio.

Inaugurada concessionária Chevrolet-Baralt em Mauá

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Maranhão, hoje é o aniversário de Arame e Palmeirândia

E mais: Baía Formosa (RN), Itiúba (BA) e Padre Marcos (PI).

Dia do Estado do Ceará, em alusão à independência da então capitania em relação a Pernambuco, em 1799.

HOJE

Dia Mundial do Pizzaiolo

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

Santo Antão do Deserto

17 de janeiro

Santo cristão do Egito (251-356 – 105 anos de vida). Líder entre os padres do deserto. Tem a história narrada por Santo Atanásio da Alexandria.

Ilustração: site Santuário NS Aparecida




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;