Cena Política Titulo Cena Política

O plano de Boulos para alçar a mulher a federal

15/01/2026 | 08:23
Compartilhar notícia
ARTE: Seri/DGABC
ARTE: Seri/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Fora da disputa pela reeleição, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol) – deputado federal por São Paulo mais votado em 2022, com 1.001.472 votos – já se articula para transferir seus 76.004 eleitores no Grande ABC à sua esposa e pré-candidata à Câmara, Natália Szermeta Boulos, também do Psol. Uma aliada estratégica será a deputada estadual Ediane Maria (Psol), que buscará a reeleição em dobrada com Natália na região. Assim, eventuais pré-candidatos da esquerda que enxergam o espólio eleitoral de Boulos como terreno livre no Grande ABC devem considerar que a disputa não será simples, já que nas sete cidades da região o psolista figurou entre os cinco mais votados, alcançando a segunda colocação em Mauá e Ribeirão Pires.

Bastidores

Dando a luz

O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), celebrou um marco, a ampliação da rede de iluminação pública. A um podcast, o chefe do Executivo afirmou que quando assumiu o comando do Paço o município encontrava-se às escuras. “Quase 80% da cidade estava apagada. Estamos chegando nos bairros em que (a iluminação) nunca chegou antes.” Akira passou a comandar Rio Grande após vencer as eleições contra Penha Fumagalli (PSD), que era vice de Claudinho da Geladeira (PSDB), cassado pela Câmara.

Etarismo

José Auricchio Júnior, ex-prefeito de São Caetano, resolveu dar seu pitaco sobre um possível terceiro mandato de Leila Pereira na presidência do Palmeiras, clube do qual é sócio e torcedor. Questionado em uma rede social sobre a possibilidade, que está sendo cogitada, o são-caetanense disse ser contra e recomendou que a dirigente, 61 anos, deve “dar lugar para alguém mais jovem”. Aos 63 anos, Auricchio já comandou a cidade por quatro mandatos – e, ao que parece, tem feito de tudo para obter um quinto.

Torcedor

O prefeito Marcelo Lima (Podemos) já está se preparando para prestigiar o confronto entre o São Bernardo FC e o Corinthians pelo Campeonato Paulista da Série A-1, marcado para 15 de fevereiro, às 20h30, no Estádio 1º de Maio. Chefe do Executivo são-bernardense e corintiano de carteirinha, ele tem dito a interlocutores mais próximos que voltará satisfeito para casa após o jogo seja qual for o resultado.

Taxação

Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), deputado federal com base eleitoral em São Bernardo, aproveitou a onda do Big Brother Brasil para cobrar celeridade no início a taxação do BBB: bets, bancos e bilionários. A arrecadação, segundo o parlamentar, “fortalece o investimento social, amplia a capacidade do Estado de financiar políticas públicas e torna a economia mais justa e equilibrada”. A proposta de elevar tributos já foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desamigou

Thales Silva Mauá, assessor de imprensa do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), foi excluído ontem do grupo de WhatsApp da Comunicação da Prefeitura de São Caetano. Faz tempo que o time do parlamentar não se entende com o do prefeito Tite Campanella (PL, por enquanto).

Qualificação

Prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL) assinou protocolo de intenções com o Camp (Centro de Formação e Integração Social) SBC para fortalecer a qualificação dos jovens do município. A organização sem fins lucrativos de São Bernardo prepara adolescentes e jovens ao mercado de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;