Memória Quem acompanha Memória sabe que Beltran Asêncio é fundamental para que esta série prossiga
Crédito da foto 1 – Beltran Asêncio

Também é preciso citar Wallace Cockrane Simonsen. Ele dá título ao sempre lembrado prédio do Banco Noroeste. Edifício Wallace Simonsen. Que ele construiu, e não viu sua inauguração, pois falecera pouco tempo antes. Foi Simonsen quem perpetuou o termo “Vila”.
“A nossa bela vila... volta outra vez a ser cidade”. Letra belíssima musicada pelo maestro João Silvério da Silva, o João Gomes.
Beltran, velho e saudoso parceiro, conheceu Simonsen, João Gomes e a partir do ofício de entalhador na fábrica Bellinghausen, realizou a principal obra fotográfica da história de São Bernardo.
Feitas as apresentações, amigo leitor, especialmente você, batateiro de São Bernardo, viajemos sobre essa imagem do Beltran, tirada do alto da Matriz da Boa Viagem.
É POSSÍVEL OBSERVAR...
...EM DEZ TÓPICOS...
1 – Claro, o Edifício Wallace Simonsen domina a paisagem, na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Dr. Flaquer. A esquina do Bar Expresso, cenário primeiro da emancipação da cidade.
2 – Aparecem pelo menos duas grandes fábricas de móveis, a São Carlos (dos irmãos Miele) e a dos Scarpelli.
3 – A atual Biblioteca Monteiro Lobato, local do 16º Congresso de História do Grande ABC, estava quase pronta. Era para ser a agência central dos Correios. Virou gabinete provisório do prefeito enquanto se construía o Paço.
4 – Todo novinho, sem cercas ou muros altos, observa-se na Praça Lauro Gomes o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz.
5 – Dá para acreditar? Na Rua Dr. Flaquer, em direção ao Ribeirão dos Meninos, no seu lado direito, terrenos baldios à espera das construções. Neste espaço, numa noite, Aldino Pinotti recepcionou Adhemar de Barros em concorrido comício eleitoral.
6 – O Ribeirão dos Meninos corria solto. A Avenida Faria Lima não existia. Nem se falava em sistema trólebus.
7 – Em paralelo à futura Faria Lima, a Rua Jurubatuba, outrora linha colonial.
8 – No horizonte, Vila Gonçalves, a antiga Vila Tavares.
9 – Mais ao fundo, a passagem da Via Anchieta, que tirou do Centro da “Vila” o movimento rodoviário da Marechal Deodoro.
10 – Escolha você, amigo leitor, o tópico 10 e todos os demais. Saudades da Padaria Brasil. Da névoa que encobria a Vila. Do caminhão estacionado tranquilo em plena Rua São Bernardo, a poucos passos da Matriz.

Crédito da foto 1 – Beltran Asêncio
TANTAS IMAGENS. Ok, descubram na foto a casa do Dr. José Fornari, que não existe mais, ocupada pelo comércio popular que se instalou e que conta novas histórias
Para a edição 20.052...
Nilton Hernandes
Formado pela Metodista, trabalhou no Diário entre os anos 80 e 90. Mestre e doutor em semiótica. Em 2002, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado do país, com o trabalho “A revista Veja e o discurso do emprego na globalização”.

Crédito da foto 2 – Fernando Ferreira; acervo: Solange do Espírito Santo
NILTON HERNANDES. Na retomada do Cine Carlos Gomes, em 1992, Nilton Hernandes é o terceiro a partir da esquerda, braço engessado, ao lado de Mauricio Mindriszm José Roberto Gianello, Vangelista Bazani (Gili), Hildebrando Pafundi, Maninha Veras, Dalila Teles Veras, Celso Frateschi, Alípio Freire e Solange do Espírito Santi
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 18 de janeiro de 1976
SÃO CAETANO – Inaugurado o Centro Esportivo Francisco Fiorotti, à rua Pelegrino Bernardo.
POLÍCIA – Repetiam-se os assaltos nas passarelas da Via Anchieta.
MOVIMENTO SINDICAL – Realizada assembleia para a formação da Associação dos Empregados Contábeis de São Bernardo e Diadema. Samuel Vieira da Silva, da Contábil JR, era um dos organizadores.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Praia Grande. Do tupi-guarani, Peabuçu. Separa-se de São Vicente e é instalado em 19 de janeiro de 1967.
Pelo Brasil: no Rio Grande do Norte, Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta; no Piauí, Fartura do Piauí; no Maranhão, Guimarães; e em Minas Gerais, Tiradentes.
EM 19 DE JANEIRO DE...
1916 – Banda de música União Operária, de Santo André, elegia sua diretoria para 1916: Angelo Pelogia, presidente; Primo Granziera, secretário; Angelo Guiossa, tesoureiro; Paschoal Monaco e Miguel Torres, síndicos; Luiz Pedro de Alcântara, fiscal; Guilherme Granziera, cobrador. Na regência, Antonio Galuzzi.
1931 – Prefeitura estabelecia novas mãos de trânsito no entorno da Estação de Santo André: a entrada para o Centro passava a ser feita pela Rua Francisco Glicério (General Glicério).
1951 - Decreto nº 20.233 dá o nome de Professor Otílio de Oliveira ao Grupo Escolar dos Meninos, em Rudge Ramos, São Bernardo.
São Mário
19 de janeiro

Viveu e foi martirizado no século III, em Roma, juntamente com a família.
Ilustração: Arquidiocese de Manaus
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.