Cena Política Metalúrgico tende a se consolidar como a principal candidatura petista à Câmara Federal no Grande ABC
ARTE: Fernandes

Nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o comandante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges acredita que o PT na região tenha condições de elegê-lo e ao mesmo tempo Vicentinho a deputado federal. A exemplo do que ocorreu com o ex-prefeito de São Bernardo e atual ministro de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em 2024, Selerges tende a se consolidar como a principal candidatura petista à Câmara Federal no Grande ABC, formando a maioria das dobradas com postulantes a deputados estaduais da sigla. O trabalho do sindicalista é herdar o espólio de Marinho, que em 2022 recebeu 156.202 votos, mas abriu mão da reeleição para seguir no governo Lula. Já Vicentinho angariu 82.912 eleitores e voltou ao Congresso como suplente. “Eu e Vicentinho podemos nos eleger. Não vejo outros nomes (do partido a federal) na região.
Bastidores
Problema resolvido
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, aproveitou uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para ironizar as reclamações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpria pena de 27 anos e três meses na Superintendência da Polícia Federal, por conta do barulho do ar-condicionado. “Xandão foi lá e resolveu”, afirmou o petista, ao comentar a transferência de Bolsonaro, para a Papudinha.
Eficiência
Janaina Reis Miron, irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi presa nesta quinta-feira (15) após ser reconhecida pelas câmeras do Smart Sampa, sistema que utiliza reconhecimento facial para identificar suspeitos. Ela era alvo de um mandado de prisão por desacato, embriaguez ao volante e lesão corporal. Detida no DP de Santo Amaro, Janaina deve passar por audiência de custódia hoje. O programa, que já deteve 2.600 procurados pela Justiça, é coordenado pelo ex-prefeito de São Bernardo Orlando Morando (sem partido), atual secretário de Segurança Urbana da Capital.
Orlandinho
E por falar em Orlando Morando, o ex-prefeito foi perguntado nesta quinta sobre a prisão da irmã de Ricardo Nunes na live que ele faz semanalmente nas redes sociais, mas ignorou o questionamento. Por sua vez, o são-bernardense aproveitou a oportunidade para falar pela primeira vez sobre um assunto que a coluna revelou em dezembro: a possível candidatura de seu filho, Orlandinho, à Câmara de São Bernardo em 2028. O ex-chefe do Executivo contou que não inibe a vocação do garoto, ainda menor de idade, embora diga que ele deve dedicar seu tempo a estudar: “Mas ele gosta e tem vocação para a política”.
Sinal vermelho
Fiscalização do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) constatou irregularidade na SA Trans (Santo André Transporte). Documento assinado pela auditora de controle externo Raquel Freitas de Oliveira, datado do fim do ano passado, aponta “infração à autonomia administrativa”: o cargo de superintendente da empresa pública é ocupado pelo secretário de Mobilidade Urbana.
Colégio
Prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB) prevê que a entrega dos uniformes escolares e dos kits de material ocorra em 4 de fevereiro, no início do ano letivo. Ao fazer o anúncio, alfinetou gestões anteriores. Segundo o emedebista, será a primeira vez que o município garante a distribuição dentro do prazo, em contraste com atrasos recorrentes do passado. Ao todo, estão sendo produzidas mais de 210 mil peças de roupas e 33 mil conjuntos de itens a serem utilizados pelos estudantes.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.