Cena Política
ARTE: Fernandes

Engana-se quem imagina que Marcelo Oliveira (PT) não tenha planos políticos para quando encerrar o seu segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Mauá, em 31 de dezembro de 2028. Ele os tem, e muito ousados. Nos últimos meses, calçado nas credenciais de quem governa a maior cidade do PT no Estado de São Paulo, o mauaense passou a considerar a possibilidade de pleitear dentro do partido indicação para candidato a governador paulista na eleição de outubro de 2030. Até lá, o petista não perde uma oportunidade de ampliar a capilaridade de seu nome pelo território bandeirante afora. Em todas as reuniões intermunicipais de que participa, mostra-se solícito às demandas financeiras dos colegas e se coloca à disposição dos interlocutores para intermediar reuniões com quem tem a chave do cofre na União. Com isso, vai ampliando sua networking, de olho no futuro eleitoral...
Bastidores
São-bernardense
Terceiro colocado na corrida pelo Paço de São Bernardo em 2024, quando recebeu 96.426 sufrágios e não se qualificou ao segundo turno, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT-foto) classificou ontem a derrota como “livramento”. Ele fez a associação ao falar da situação financeira do município, que sofreu para pagar as contas no fim de 2025, em sua enésima audiência com o prefeito Marcelo Lima (Podemos), a quem disse torcer para que se torne “o melhor prefeito dessa cidade” – cidade que, diga-se, já foi administrada pelo PT.
Baixa
Secretário de Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto já comunicou ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que vai deixar o cargo, que ocupa desde o primeiro dia deste governo. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial do Estado até sexta-feira (23). O ex-presidente do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), confidenciou a interlocutores mais íntimos que a decisão se deve a motivos particulares – ele pretende voltar a atuar como advogado. Tendência é que a cadeira seja ocupada, ao menos interinamente, pelo atual secretário-executivo da Pasta, Raul Christiano.
Grande ABC?!
Chamou a atenção a informação de que o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), que tem domicílio eleitoral em Santo André, não encaminhou um mísero centavo em emendas ao Grande ABC no atual mandato. Pré-candidato à Câmara Federal, o parlamentar pouco – para não dizer nada – se preocupa com a região. Suas postagens em rede social são quase sempre sobre participações no programa sensacionalista Cidade Alerta, da TV Record, e em cultos evangélicos, em um dos quais, recentemente, questionou: “Existe alguém mais enganador que o diabo?”
Martelo
A Prefeitura de São Caetano realiza hoje uma sessão para a contratação de empresa para o fornecimento de merenda escolar ao ano letivo de 2026. Na última semana, o Diário publicou reportagem sobre investimentos do Grande ABC para a alimentação de alunos matriculados nas escolas das redes municipais, superando R$ 90 milhões. O Paço são-caetanense não precisou os valores deste ano letivo, informação que será definida a partir das 10h.
Está pago!
O ex-deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) deverá receber apoio tímido do governo em Diadema na tentativa de retornar à Assembleia nas eleições de outubro. O que se comenta no grupo do prefeito Taka Yamauchi (MDB) é que o político, que se aliou ao emedebista no segundo turno da eleição municipal de 2024, já está contemplado pela administração, onde a filha, Beatriz Giudicio, exerce o cargo de secretária de Cultura.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.