Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor

Veja a Palavra do Leitor do 'Diário' deste dia 20 de janeiro de 2026

Confira a opinião dos leitores sobre fatos noticiados pelo jornal

20/01/2026 | 09:00
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.

Descarte de lixo

‘Descarte irregular de lixo agrava enchentes e pode gerar multas’ (Setecidades, dia 18). Com esse ‘boletim de ocorrência’, o Diário nos alerta sobre o histórico repetitivo de todos os anos desse dano ambiental, punido com multas diárias. Todos os verões, que são tempos marcados pelas chuvas, passamos pelos mesmos problemas, provocados por aqueles que são irresponsáveis por descartar lixo e entulho em locais inadequados. Com esse comportamento errôneo e inapropriado, nós acabamos como vítimas de nós mesmos e sendo maus exemplos para aqueles que são das nossas famílias e nossos afetos. E isso poderia, pode e poderá ser resolvido se descartarmos os nossos dejetos em pontos apropriados que existem em nosso Grande ABC.

Cecél Garcia - Santo André

Morte de Raul Jungmann

‘Morre, aos 73 anos, o ex-ministro Raul Jungmann’ (www.dgabc.com.br). Um dos mais éticos políticos do País, o ex-ministro e ex-deputado Raul Jungmann faleceu no domingo (18), aos 73 anos. Deixa um grande legado como figura pública desta República. Ele sempre apresentou ou apoiou projetos que exclusivamente beneficiassem o bem comum. Que Deus o acolha em paz! 

Paulo Panossian - São Carlos (SP)

Trump e os votos

‘Trump volta a falar em fraude eleitoral em 2020 e exige identificação obrigatória de eleitores’ (www.dgabc.com.br). O cara voltou à presidência com maioria absoluta de votos e ainda requenta isso?

Marcos Costa Almeida do Instagram

Vacina da herpes-zóster

A vacina contra herpes-zóster é considerada ‘cara’ pelo governo e, por isso, ficou fora do SUS (Sistema Único de Saúde). Cara para quem? Atinge milhões de brasileiros, sobretudo idosos e pessoas com imunidade baixa. Quando se trata da saúde do próprio povo, falta dinheiro. Mas para olhar para fora, fazer acenos políticos e bancar ajuda externa, aí o cofre se abre. Prioridade não se mede por discurso – se revela no destino do dinheiro.

Izabel Avallone - Capital

Estratégia de palanque

Em busca de palanque em São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva escalou Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Marina Silva e Simone Tebet. O detalhe omitido: eleitos, não pretendem exercer mandato. O eleitor vota em A e elege B – o suplente sem voto, sem rosto e sem compromisso. É a fraude elegante do sistema: candidatura de vitrine, Congresso de bastidor. Convicções cedem quando o poder chama; cargos viram boias de salvação. No caso de Tebet, a disposição para qualquer posto soa menos como projeto e mais como sobrevivência política após a derrota no próprio Estado. O risco é claro: transformar o Parlamento numa salada mista decidida por cálculos, não pelo eleitor. Mandato não é trampolim nem seguro-desemprego. Voto de fachada corrói a democracia. 

Luciana Lins - Campinas (SP)

Lei e transparência

Lula, com seus passeios esbanjando e em outros dispêndios fúteis e outros cambalachos, contrariando a Lai (Lei de Acesso à Informação), inviabilizando a transparência, adotou o sigilo por cem anos. Se o Brasil fosse um País sério, Lula estaria complicado. A CPMI do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o seu DNA sindical, origem do seu exitoso desempenho que culminou na presidência da República. Nós, eleitores, temos culpa. Errar uma vez é humano, mas persistir no erro mais duas vezes é burrice e, pelo andar da carruagem, em vias do quarto erro.

Humberto Schuwartz Soares - Vila Velha (ES)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;