Memória Um balanço relativo à iluminação pública no Estado de São Paulo, referente a 1905, demonstra que eram poucas as cidades onde a eletricidade havia chegado
Crédito da foto 1 – Acervo: Fundação Energia e Saneamento; do blog ‘A Vida no Centro’

Memória inicia a Semana São Paulo, Capital, já que o Grande ABC deste 2026 já foi bairro, freguesia e comarca de São Paulo. Nesta abertura, iluminação pública.
Relatório de 1905, da Repartição de Estatísticas, publicado na edição de 19 de janeiro de 1906 pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, cita perto de 80 municípios, mais os distritos paulistanos da Penha e de Santana. O Município de São Bernardo não aparece. São Carlos lidera como o de maior número de lâmpadas elétricas instaladas: 412.
Além de São Carlos, a luz elétrica principiava em cidades como Amparo, Faxina (atual Itapeva), Franca, Ribeirão Preto, Rio Claro e São Simão. São Bernardo, nada.
Em 1905, os combustores a gás prevaleciam em São Paulo (capital), Campinas e Santos.
Araraquara, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Jacareí, Jau, Piracicaba, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, São José do Rio Preto e Sorocaba eram também iluminadas a luz elétrica, mas as Câmaras Municipais não informaram sobre o número de combustores e lâmpadas.
Outros 63 municípios deixaram de enviar informações. A iluminação a gás na Capital foi paga, ao longo de 1905, pelo tesouro estadual; enquanto a iluminação a querosene, em Santana e na Penha, foi paga pela Municipalidade.
CRONOLOGIA
Estudiosos como Ricardo Barbosa, no blog “Memória Paulista – Fotos antigas de São Paulo e suas cidades”, traçam linhas do tempo sobre a iluminação nas ruas.
Em São Paulo, em 1830, são instalados lampiões a azeite; a iluminação a gás chega em 1872, por iniciativa da San Paulo Gas Company.
A primeira lâmpada elétrica, na Capital, é instalada em 1905, ano do relatório sobre a iluminação da Repartição de Estatísticas. A iniciativa foi da São Paulo Tramway, Light and Power.
E a Light manteria a exclusividade da iluminação em São Paulo ao longo das décadas do século XX, surgindo a expressão: “Você é sócio da Light:”, uma forma doméstica de chamar a atenção para a necessidade de economia de energia elétrica.
Data de 1936 o desligamento do último lampião a gás paulistano, de um tempo poético de canções como “Lampião de gás”, composição de Zica Bergamini e sucesso na voz de Inezita Barroso.
E O GRANDE ABC?
A região teve os seus funileiros especializados na construção de lampiões. Esta página Memória já citou Mania Luigi, contratado, em 1895, pela Câmara Municipal de São Bernardo para a construção de 32 lampiões, dos quais dez para a Estação São Bernardo (hoje Santo André) e o restante para as ruas da Vila, hoje Centro de São Bernardo.
Mania Luigi era funileiro e atendeu ao edital publicado pela Procuradoria da Câmara. Ele se obrigava a construir os lampiões e dá-los em ponto de funcionar ao preço de 45 mil réis cada um, ‘quer com postes de canelinhas, quer com braços de ferro resistentes’.
O sistema de iluminação a eletricidade apenas seria inaugurado na primeira década do século XX.
O historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa cita como primeiro contrato com a Light, por São Bernardo, o assinado em 1909 para iluminação elétrica da Rua Marechal Deodoro.
Fábricas como a pioneira Ipiranguinha, de Santo André, influíram decisivamente para o aceleramento da extensão da energia elétricas nas ruas do então distrito.
AMANHÃ NA SEMANA SÃO PAULO – O pós-escravidão.

Crédito da foto 1 – Acervo: Fundação Energia e Saneamento; do blog ‘A Vida no Centro’
ACENDEU. São Paulo, 1908, a Praça Antônio Prado iluminada com lâmpadas elétricas: sistema eliminaria a figura do ‘vagalume’, o operário que acendia à noitinha e apagava pela manhã os românticos lampiões a gás
Para a edição 20.054...
Coletiva à Imprensa
Leonel Brizola, recém-anistiado, visitava Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, atual ABC. Entre os repórteres, vários do Diário (ou ex-Diário).

Crédito da foto 2 – Fernando Ferreira
FALA... – Heleni Felippe (gravador em punho), Robson Moreira (E, de costas), Margarete Acosta e Edison Motta (de terno, todo elegante, em sua breve passagem como assessor de Lula, de quem se transformaria em crítico)
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 21 de janeiro de 1976
MEMÓRIA – Marcel Preotesco, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, presidia comissão voltada à criação do Museu do Automóvel de São Bernardo.
NOTA DA MEMÓRIA – Reuniões, debates, discursos. Notícias. E o museu jamais foi instalado.
ESPORTES – EC São Bernardo representava o Grande ABC no Campeonato Paulista de Basquetebol. Recebeu em seu ginásio, na Rua Marechal Deodoro, o Palmeiras: 119 a 80 para os visitantes.
O Palmeiras tinha nomes como Ubiratan, Carioquinha e Edward; o Esporte, Toninho, Doca e Carlão.
NAS ONDAS DO RÁDIO
Canta Itália
Toda poesia musical redescoberta num Grande ABC que, naturalmente, preservou dialetos trazidos da velha bota. Memória presente
Produção, apresentação e toda emoção de Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.
EM 21 DE JANEIRO DE...
1906 – Genova, 18 – O corpo do pintor Pedro Américo seguia para o Brasil pelo navio “Cittá de Gênova”.
O autor da obra “Independência ou Morte” morreu em Florença, na Itália, em 7-10-1905. Foi embalsamado na Itália e sepultado em 9-5-1906 em sua cidade natal, Areia, no Estado da Paraíba.
1916 – Achavam-se enfermos em Santo André o padre Francisco Navarro, vigário da Paróquia de Ribeirão Pires; e João Caçapava, farmacêutico.
Iniciava atividades o 3º juiz de paz do Município de São Bernardo, João Domingos Perrella, residente em São Caetano.
Retirou-se para a Capital, com sua família, o empresário Ermmo de Assumpção, até então radicado em Santo André.
1956 - Inaugurado um posto médico em Paranapiacaba.
1971 - Seleção Paulista Juvenil Feminina de Basquetebol iniciava, em São Bernardo, preparativos para o Campeonato Brasileiro. Equipe-base do técnico Barbosa: Selma, Simone, Rosemary, Tereza, Thelma, Edna, Narcisa e Márcia Perecin.
1996 – Pelas finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino: Lacta-Santo André 133, Unimep/Piracicaba, 121, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André.
Na melhor-de-cinco estava 2 a 1 para Santo André, que tinha Karina como estrela, enquanto Piracicaba contava com Magic Paula.
2011 – Dom Claudio Hummes, ex-bispo diocesano de Santo André, nomeado cardeal pelo papa João Paulo II.
2021 – Doentes com Covid-19 ocupavam cem por cento dos leitos de UTI em Mauá.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Goiatuba (GO), Pomerode (SC), Redentora (RS), Senador Georgino Avelino (RN), Serra da Raíz (PB) e Sulina (PR).
HOJE
Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Santa Inês
21 de janeiro

A fortaleza desta menina de 13 anos assombrou mesmo seus verdugos que, no entanto, a mataram cruelmente. Com Santa Cecília, Santa Inês tornou-se a mais ilustre mártir de Roma. Faleceu em 304.
Ilustração: site: Santuário NS Aparecida
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.