Setecidades Titulo Obituário

Veja o obituário do Grande ABC deste dia 21 de janeiro de 2026

Confira mais informações sobre os moradores da região que faleceram na última semana

Ademir Medici
Renan Soares
21/01/2026 | 01:00
Compartilhar notícia
FOTO: mdjaff/Freepik
FOTO: mdjaff/Freepik Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Margarida Valério Soares, 78. Natural de Santo André.

Residia no bairro São José, em São Caetano. Dia 16. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Esta é uma das poucas vezes – talvez a única – em que eu, Renan Soares, editor do site do Diário, escrevo um texto em primeira pessoa no jornal. Não é à toa. No dia 29 de dezembro, meu avô, Jair Soares, morreu em São Caetano, sendo lembrado também nesta seção. Na última sexta-feira, dia 16 de janeiro, pouco mais de duas semanas depois, minha avó, Margarida Valério Soares, também partiu – para se reencontrarem, quem sabe. O reencontro, por mais roteiro repetido que aparente ser, é compreensível, pois não há nada de clichê na trajetória de Margarida em relação às coisas que ela amava, a começar pelo meu avô, com quem viveu por quase toda a vida e a quem, fiel como sempre foi, optou por acompanhar também na morte.

Há um outro amor em especial que com certeza vou guardar e repassar de geração em geração. Bastava abrir a porta da casa da dona Margarida para perceber o quanto ela era corintiana. Copos, canecas, quadros, itens de decoração e camisas — muitas delas eu tive o prazer de presenteá-la. “Esperar a semana inteira para ver isso não dá!”, dizia ela a cada derrota no domingo à tarde. Ainda assim, permanecia fiel. Que bom que o time decidiu presenteá-la em 2025 com dois títulos, um deles sobre o maior rival, o Palmeiras, que pude torcer e comemorar ao lado dela.

Mas chega de falar apenas da minha avó Margarida e é hora de olhar para muitos outros. Outra de suas grandes paixões eram os “netinhos” que acumulou entre 24 de abril de 1985 e 20 de julho de 2022, período em que trabalhou como servente na área da educação em São Caetano. Foi quase metade da vida dedicada a cuidar dos pequenos são-caetanenses, que inclusive costumavam chamá-la de vó. Era adorada pela criançada. Sua última experiência foi na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Helena Musumeci, no bairro Nova Gerty. A aposentadoria veio literalmente por obrigação, aos 75 anos. A foto abaixo, em uma das comemorações de festa junina na escola, representa bem o orgulho que foi compartilhar o amor da minha avó com tantas crianças de São Caetano, a cidade em que ela se estabeleceu.

Dona Margarida, tia Marga, avó Marguinha: eternamente em nossos corações.

SANTO ANDRÉ

Dejanira Oliveira dos Santos, 90. Natural de Caém (Bahia). Residia na Vila Scarpelli, em Santo André. Pensionista. Dia 16. Jardim da Colina.

Maria dos Prazeres Abrunhosa de Souza, 89. Natural de Portugal. Residia na Vila Bastos, em Santo André. Dia 16. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Josué Cardoso Andrade, 87. Natural de Nova Itarana (Bahia). Residia no bairro Santa Maria, em Santo André. Dia 16. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Izaulino Pereira Pergens, 82. Natural de Salinas (Minas Gerais). Residia no Jardim Cristiane, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá. 

Ondina da Silva Basso, 81. Natural de Santo Antonio do Jardim (SP). Residia na Vila América, em Santo André. Dia 16. Memorial Jardim Santo André.

Valdemar Pereira Filho, 73. Natural de Tabira (Pernambuco). Residia na Vila Metalúrgica, Utinga, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Maria das Graças Costa Ferreira, 72. Natural de Ibitirama (Espírito Santo). Residia no Jardim Cristiane, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Júlio Marcelo Vieira, 67. Natural de Santo André. Residia na Vila Luzita, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Márcia Aparecida Maione, 66. Natural de Santo André. Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Dia 16. Memorial Jardim Santo André.

Carlos Vinícius Nogueira de Carvalho, 60. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Parque das Nações, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

David Rebeque, 45. Natural de Santo André. Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Ajudante de pedreiro. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Jefferson Roberto Alves da Silva, 42. Natural de São Caetano. Residia na Vila Palmares, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Antenor Varani, 89. Natural de Jaguariúna (SP). Residia no bairro Paulicéia, em São Bernardo. Dia 16, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

Sérgio Brandão dos Santos, 88. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 16. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Deusdeneia Santos Luz, 76. Natural de Poções (Bahia). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 16. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Eliel Rodrigues, 75. Natural de São Caetano. Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 16, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

Benedita Maria Degan Chaves, 86. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Taboão. Dia 16, em Diadema. Jardim da Colina.

Roberto Moreira da Silva, 72. Natural de Lutécia (SP). Residia no Jardim Inamar, em Diadema. Dia 16. Cemitério Municipal de Diadema.

João Lúcio da Silva, 66. Natural de Central de Minas (MG). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 16. Cemitério Municipal de Diadema.

Valtemir Pires Novaes, 62. Natural de Seabra (Bahia). Residia no Centro de Diadema. Dia 16. Cemitério Municipal de Diadema.

RIBEIRÃO PIRES

Eurides Vieira Ghilardini, 90. Natural de Ribeirão Pires. Residia no bairro Santana, em Ribeirão Pires. Dia 16. Cemitério São José.

Mário José Gonçalves, 77. Natural de São Gonçalo do Sapucaí (Minas Gerais). Residia na Vila Bonita, em Ribeirão Pires. Dia 16. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;