Educação Universidades de Sto.André e S.Caetano receberam nota 4
FOTO: Divulgação

Os cursos de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André, obtiveram desempenho acima da média nacional na primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) 2025, divulgada na segunda-feira (19) pelo MEC (Ministério da Educação).
Ambas as instituições alcançaram nota quatro em uma escala de um a cinco, figurando entre os cursos mais bem avaliados do País. A prova do Enamed 2025 foi aplicada em 19 de outubro do ano passado. Ao todo, 89.024 estudantes e profissionais de Medicina do Brasil se inscreveram no exame. Entre eles, 39.258 eram concluintes da graduação. Na região, 256 estudantes da USCS e FMABC realizaram o exame.
No Grande ABC, além do bom desempenho da USCS e da FMABC, outros cursos apresentaram resultados diversos. A Uninove (Universidade Nove de Julho), campus São Bernardo, obteve nota dois, enquanto a unidade de Mauá ficou com nota três. Segundo o MEC, as instituições com conceitos um e dois no exame estão sujeitas a punições. No caso da Uninove, os cursos que obtiveram nota dois terão redução no número de vagas para ingresso. A equipe de reportagem não conseguiu contato com a instituição.
De acordo com o levantamento do ministério, um curso ficou sem conceito por ter menos de dez estudantes avaliados. Entre os demais: 24 cursos (7,1%) obtiveram conceito um; 83 cursos (23,6%) ficaram com conceito dois; 80 cursos (22,7%) alcançaram conceito três; 114 cursos (33,0%) atingiram conceito quatro e 49 cursos (13,6%) conquistaram a nota cinco.
Segundo o reitor da instituição, Leandro Prearo, o desempenho reflete a qualidade do ensino e o compromisso da universidade com a formação médica. “A nota obtida pelo curso de medicina da USCS no Enamed reflete a qualidade do ensino oferecido pela instituição e os conhecimentos e competências dos estudantes do curso. Além de refletir a atuação de alunos e universidade, instituições de ensino superior têm responsabilidade social de formar profissionais competentes e são fiscalizadas pelos órgãos responsáveis. Resultados em exames de larga escala indicam onde o curso precisa melhorar”, afirmou.
Para o reitor da FMABC, Fernando Fonseca, o desempenho confirma a tradição da instituição. “O desempenho no Enamed reafirma nosso papel como referência no ensino médico e consolida nossa posição entre as melhores faculdades de medicina, refletindo o trabalho contínuo de docentes, estudantes e colaboradores em busca da excelência acadêmica e do cuidado com a saúde da população”, afirmou.
DIVERGÊNCIAS
Universidades privadas informaram ao MEC divergências entre os dados do Enamed divulgados e informações repassadas anteriormente pelo sistema e-MEC. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reconheceu inconsistência na base de dados, mas afirmou que os números oficiais estão corretos.
LEIA MAIS:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.