Memória Imaginem a dobradinha Milton Parron e Geraldo Nunes. Quem mais guarda e organiza a memória sonora da cidade que mais cresce no mundo?
Crédito da foto 1 – Divulgação: Antonio de Andrade

Aonde estão teus sobrados
De longos telhados
E teus lampiões?
E os moços da academia,
Na noite tão fria,
Cantando canções?
Francisco de Assis Bezerra de Menezes
Os slogans são muitos para a aniversariante São Paulo. Por exemplo: terra que já foi da garoa. O lema oficial: “Non ducor, duco” (“Não sou conduzido, conduzo”).
Geraldinho e Parron falaram e ouviram São Paulo em seus programas, em suas palestras, em suas reportagens. Ambos respeitam, e muito, José Paulo de Andrade, outro baluarte do rádio que se orgulhava do seu “O Pulo do Gato” – paulistano como nenhum outro programa.
No caso de Parron e Geraldo Nunes, além de jornalistas, são dois memorialistas. Um dia, na Metodista, aqui em São Bernardo, Parron deu um show de palestra, toda ilustrada com o som do rádio. São dois profissionais extraordinários que São Paulo deveria valorizar mais.
Sendo assim, na Semana São Paulo 2026, a Memória daqui, do Grande ABC, rende homenagens à Memória de Sampa, divulgando, revivendo, insistindo na paixão de dois repórteres que estão aí, firmes e fortes, documentando, sistematizando a história de São Paulo. A cidade os tem à disposição e não pode perdê-los.
AMANHÃ NA SEMANA SÃO PAULO – O cinema antes da Vera Cruz

Crédito da foto 1 – Divulgação: Antonio de Andrade
INEZITA BARROSO. E o ‘Perfil de São Paulo’. Álbum com 19 músicas, a maioria tratando diretamente das coisas da velha cidade: de Lampião de Gás a Chorando em São Paulo; da Rapaziada do Brás ao Bonde Camarão
AS ONDAS DO RÁDIO
Eles divulgaram a cidade.
E a memória radiofônica guardou.
Com vocês, viva São Paulo!
Texto: Milton Parron
São Paulo está comemorando, neste 25 de janeiro, 472 anos de sua fundação.
Tudo começou com a missa celebrada pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, coadjuvado pelo noviço José de Anchieta, numa escolinha para catequização de índios erguida pelos próprios jesuítas no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú.
Era o dia 25 de janeiro de 1554 e, no calendário, consta que a data é consagrada à conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo e, por essa razão, Paiva, Anchieta e o superior de ambos, padre Manoel da Nóbrega, deram ao local o nome de São Paulo sem imaginar que estavam plantando a semente que germinaria e cinco séculos mais tarde frutificaria resultando na metrópole gigantesca da qual tanto nos orgulhamos.
No programa “Memória”, levado ao ar em janeiro de 1999, figuras importantes no campo administrativo da cidade, e outras, falaram sobre São Paulo.
Aqueles depoentes, por intermédio do rádio, televisão e discos, muito divulgaram São Paulo, entre elas, o prefeito Faria Lima, Blota Júnior, Salomão Ésper, Tom Zé, Inezita Barroso e o grupo Demônios da Garoa.
Era 1999. Vinte e sete anos depois, Memória reprisa aquele programa, saudando a capital paulista que aniversaria.
Memória - Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Hoje, às 22h; amanhã, às 7h; sexta-feira, às 23h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.
Para a edição 20.057...
Samir Siviero e Valéria Cabrera
Repórter e pauteira numa verdadeira história em quadrinhos publicada no suplemento especial comemorativo aos 44 anos do Diário: 1958-2002. Título da história: ‘A trajetória da notícia’.

Crédito da foto 2 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice
QUADRINHO 1 – O repórter Samir Saviero recebe uma pauta das mãos da pauteira Valéria Cabrera. Ele vai acompanhar um engenheiro da Prefeitura de São Caetano numa vistoria por cortiços da cidade para avaliar as condições de habitação
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 24 de janeiro de 1976
ESTRADAS - Começavam a funcionar 200 fones de emergência, tipo SOS, instalados no sistema Anchieta-Imigrantes.
POLÍTICA – O MDB de São Bernardo fazia campanha conjunta. Visitam a Redação do Diário os três candidatos a prefeito pelo partido na cidade: Tito Costa, Fornari Novo e Odemir Furlan. Os três estiveram acompanhados do presidente do Diretório Municipal, Aron Galante.
EM 24 DE JANEIRO DE...
1906 – Anúncio publicado no Estadão: Estação do Rio Grande.
João Martins, tendo de se retirar desta localidade para o Alto da Serra (Paranapiacaba), julga nada dever a pessoa alguma, porém, se alguém se julgar seu credor, queira apresentar suas contas até o fim do presente mês, que, sendo justas, serão pagas.
Outrossim, pede aos seus devedores o favor de solverem seus compromissos até aquela data, a fim de não serem incomodados.
1916 – Moradores de São Caetano tinham prazo maior para melhorarem as condições higiênicas das privadas dos seus imóveis, conforme determinação do prefeito Saladino.
1931 – Um grupo de operários dispensados da fábrica de montagem da General Motors entregou ao interventor federal uma representação em que acusam a indústria de não admitir empregados brasileiros na proporção estabelecida no decreto federal que regula o assunto.
Com saída às 22h20 da Capital, José Alves de Cerqueira Cesar Netto, Dr. João Alberto Salles Filho e Julio Mesquita Filho (diretor do Estadão) iniciavam marcha, a pé, de 80 quilômetros, até Santos, cortando São Bernardo pela Estrada do Vergueiro e Rua Marechal Deodoro.
1971 - Entrava em cartaz no Cine Lido, em São Caetano, o filme "A psicose do medo".
Cantora Célia, de São Bernardo, embarcava em excursão para Caracas, na Venezuela.
1996 – Reportagem especial do Diário focalizava o único Fusca anfíbio em funcionamento no Brasil, que rodava e navegava por São Bernardo, propriedade de Erineu Cicarelli, fotografado em seu veículo nas águas da Billings.
Texto: Arthur Lopes
2021 – Manchete do Diário: indústria extingue metade dos empregos em 30 anos. Setor oferecia 363 mil postos no Grande ABC em 1989, nº que diminuía para 160 mil.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado do Piauí, hoje é o aniversário de Guaribas, São João da Varjota e Sebastião Leal
E mais: Carazinho (RS), Portel (PA) e Urucurituba (AM).
HOJE
Dia da Previdência Social, Instituição do Casamento Civil no Brasil, em 1890 e Dia Nacional dos Aposentados.
Dia Mundial da Educação. Também celebrado em 28 de abril.
São Francisco de Sales
24 de janeiro

Era francês (1567-1655). Foi bispo e doutor da Igreja. Padroeiro dos jornalistas, dos escritores e dos surdos.
Ilustração: Convento da Penha, Vila Velha (ES)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.