Cena Política
ARTE: Gilmar

Ribeirão Pires se transformou em um verdadeiro front de guerra, onde o “modo eleição” virou estado permanente. Sob o fogo cruzado de opositores, o prefeito Guto Volpi (PL) decidiu que o contra-ataque é o melhor remédio durante a entrega, nesta quinta-feira (22), da USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Serrano. Ao lado do pai e mentor, Clóvis Volpi (PSD), pré-candidato ao Legislativo estadual, o liberal disparou: “(A oposição) Tem de saber que nada é fácil no poder público. Fácil é falar. Difícil é fazer”. Essa não foi a primeira vez que tal embate ocorreu. Em novembro, o liberal já tinha soltado o recado “quem perdeu a eleição, perdeu, senta e assiste da arquibancada”. Com a sucessão municipal no horizonte, daqui a três anos, e os bastidores em ebulição, a cidade não indica uma trégua. Aliás, bem ao contrário.
Bastidores
Recado dado
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta quinta que a Secretaria de Justiça e Cidadania passa a ser comandada por Arthur Lima a partir de hoje. Até então chefe da Casa Civil, Lima deixa o posto para Roberto Carneiro. Pouco depois do anúncio, o prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), publicou uma foto ao lado de Carneiro, que, não por acaso, é presidente estadual do Republicanos, sinalização clara de mudança de rota partidária. Se havia dúvida sobre o destino político do são-caetanense, ela parece cada vez menor.
De saída
O secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PSD), afirmou que deve deixar em cerca de 30 dias a Pasta para se dedicar à campanha à Assembleia Legislativa. O pessedista disse ainda que havia se programado para deixar o cargo em janeiro, mas que não deu por conta do “excessivo número de trabalho” que está em andamento. “Até 28 de fevereiro devemos entregar a última reforma. Depois de 1º de março tenho que me dedicar a outra atividade, que é minha pré-candidatura a deputado estadual”, disse.
Soldado
A vereadora de São Bernardo Luana Eloá (MDB) afirmou à coluna que está à disposição do partido para uma eventual pré-candidatura nas eleições deste ano. Questionada sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a parlamentar disse estar aberta à decisão do comando da agremiação. Segundo a emedebista, que é fundadora do Instituto TEAcolher, tanto em Brasília quanto em São Paulo poderá atuar de forma mais contundente na defesa das famílias atípicas do que nos âmbitos municipal e regional.
Dublê
A jornalista Andréa Brock tem dividido seu tempo entre os compromissos do cargo de secretária de Comunicação de Diadema, subordinada ao prefeito Taka Yamauchi (MDB), ex-presidente da SP Obras, empresa pública municipal da Capital paulista ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, e os de assessora de imprensa da Next Mobilidade, empresa privada que detém a concessão da operação do Corredor ABD e está construindo o BRT-ABC.<
Segurança
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC deve assinar, na terça-feira (27), termos de adesão das sete cidades ao programa federal Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa tem como objetivo fortalecer combate à violência no âmbito das cidades, com diretrizes voltadas à polícia comunitária, ao uso qualificado da força e à atenção à saúde mental dos profissionais do segmento. O programa passa a integrar as políticas já desenvolvidas no Grande ABC + Seguro.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.