Política Titulo Eleições 2026

Ricardo Nunes lança pré-candidatura de Orlando Morando para deputado federal

Prefeito da Capital diz que o são-bernardense será um dos concorrentes mais bem votados

23/01/2026 | 18:41
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) lançou a pré-candidatura de seu secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando (sem partido), a deputado federal na eleição de outubro. Já existiam indícios de que o ex-chefe do Executivo de São Bernardo concorreria a uma das 70 cadeiras paulistas na Câmara, em Brasília, mas não havia confirmação oficial. Agora há.

O anúncio foi feito na solenidade de entrega de 100 viaturas à GCM (Guarda Civil Metropolitana), na manhã de terça-feira (20), no Novo Vale do Anhangabaú, Centro Histórico da Capital. Nunes aproveitou o discurso para agradecer o trabalho de Morando e avisar que o aliado vai se licenciar do cargo em breve para disputar a Câmara Federal.

“Queria aproveitar esse momento, Orlando, (já) que você vai se licenciar logo, logo, vai concorrer a deputado federal, tenho certeza de que vai ser um dos mais votados porque todo o seu exemplo de vida como prefeito, e agora o seu exemplo de vida como secretário, evidentemente você vai fazer toda a carreira de deputado federal defendendo a segurança, defendendo a nossa polícia, defendendo a população, defendendo aquilo que é correto, o que é certo. Muito obrigado de coração pela sua dedicação e pelo seu empenho”, declarou o emedebista.

Morando tem até o dia 3 de abril, seis meses antes da eleição, para se desincompatibilizar do cargo público que ocupa em São Paulo desde 1º de janeiro de 2025, dia seguinte ao de encerrar o período de oito anos no comando da Prefeitura de São Bernardo e na mesma data em que passou a faixa ao sucessor Marcelo Lima (Podemos), a quem apoiou no segundo turno.

“Esse cara que aceitou comandar uma secretaria à qual nós iríamos fazer um grande investimento, estamos fazendo e vamos continuar fazendo. Depois de oito anos prefeito de São Bernardo, veio assumir a secretaria, fazendo esse trabalho sensacional, com muita dedicação, um cara arrojado, cara que vai para frente, que não tem medo, que pega os desafios e enfrenta e que faz aquilo que a população de São Paulo deseja. É uma pessoa que está à frente do poder público exercendo as ações com dedicação e coragem”, elogiou o prefeito paulistano.

Em um ano no comando da Secretaria de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando administrou orçamento de R$ 1,45 bilhão. Sua principal vitrine foi o programa Smart Sampa, sistema de videomonitoramento facial que, segundo os dados atualizados sexta-feira (23), já havia ajudado a localizar e a capturar 2.664 foragidos da Justiça.

Sem partido desde 17 de dezembro de 2024, quando deixou o PSDB, onde militava há quase duas décadas, Orlando Morando tem conversas bem adiantadas com o MDB de Ricardo Nunes, pelo qual deve se candidatar a deputado federal. “Que você tenha muito sucesso pelo bem da população de São Paulo”, desejou o prefeito paulistano antes de dar um abraço no auxiliar.

Ao comentar as declarações do chefe do Executivo paulista, Orlando Morando evitou falar de política. “Quero começar agradecendo as palavras do nosso prefeito (...) e, principalmente, a confiança em meu trabalho à frente da Secretaria de Segurança Urbana. Sob a liderança do Ricardo Nunes, a segurança da nossa cidade tem avançado com investimentos, planejamento e decisões firmes. Essa condução clara e responsável nos dá as condições necessárias para trabalhar, inovar e entregar resultados”, disse o são-bernardense.

Ele dividiu os louros com os colegas de Pasta. “Tenho me dedicado integralmente a essa missão, e conto com uma equipe comprometida, que executa no dia a dia as diretrizes dessa gestão. Os avanços alcançados são fruto de um governo que acredita na segurança pública e valoriza quem trabalha por São Paulo.” Nos bastidores, dizem que Morando tem potencial de 400 mil votos.

LEIA MAIS 

Tarcísio reafirma candidatura à reeleição e anuncia visita a Bolsonaro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;