Memorável Turma da Mônica é sinônimo de alegria há gerações, e o autor tem reconhecimento mais do que merecido
Claudinei Plaza/DGABC

Mauricio de Sousa completou 90 anos no último dia 27 de outubro e o Brasil inteiro celebrou a data de aniversário do querido criador da Turma da Mônica. Porém, por ser autor de um universo que mora no coração de crianças e adultos há mais de seis décadas, as homenagens ainda se multiplicam.
Por exemplo, neste domingo (25), às 17h, o Theatro Municipal de São Paulo apresenta o espetáculo gratuito Mitos Sonoros: Homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa – FilarMônica, que integra as comemorações pelo aniversário de 472 anos da Capital. Os ingressos poderão ser retirados duas horas antes do evento na bilheteria, conforme disponibilidade.
Com mais de 400 personagens criados, Mauricio transformou situações simples do dia a dia em aventuras divertidas, cheias de humor e ensinamentos. Foi por meio de suas páginas que milhões de crianças aprenderam a ler, dividir, respeitar os outros e a acreditar que toda história pode terminar bem.
Entre os fãs mais novos do autor nonagenário (quem tem 90 anos) está Maria Alice Oliveira Santos, 9 anos, moradora do Riacho Grande, em São Bernardo. A menina fala com alegria sobre o universo que tanto ama. “Gosto da Magali porque ela come bastante doce, frutas e legumes”, diz, sorrindo.
A pequena fã também adora assistir aos desenhos e diz prestar atenção a cada detalhe. “Quando aparece a Milena, a Magali, a Mônica e o cachorrinho dela, observo tudo.”
Quando o assunto é a turminha mais amada do Brasil, a resposta vem cheia de carinho. “Gosto muito do Mauricio de Sousa. Dou nota 1.000 para ele”, finaliza a menina.
UM PAI FEITO DE AMOR
Dentro de casa, Mauricio sempre foi conhecido pelo afeto. Para o filho Mauro Takeda de Sousa, diretor da MSP Estúdios, o pai é sinônimo de alegria. “Está sempre sorrindo, sempre de bem com a vida. Tudo o que ele faz tem amor”, define.
A relação entre eles virou história em quadrinhos. Mauro foi a inspiração para o personagem Nimbus, criado quando ele tinha apenas 7 anos. “Ao ver o gibi com o Nimbus na capa e uma foto minha dentro, entendi a dimensão de quem era meu pai. Aquilo foi uma homenagem que não tem preço”, relembra.
Recentemente, Mauro viveu um momento único ao interpretar o próprio pai no cinema, na obra biográfica Mauricio de Sousa – O Filme, homenagem que emocionou toda a família. Sucesso nas bilheterias, o longa está disponível no Disney+.
Já para Marina Takeda de Sousa, filha de Mauricio, diretora executiva da MSP e inspiração para a personagem Marina, o destaque é o olhar sensível do pai. “Ele sempre observou muito as crianças e o jeito simples como elas enxergam a vida. É isso que faz a Turma da Mônica ser tão universal”, fala.
Ela lembra que percebeu cedo que Mauricio não era só ‘o pai’, mas alguém muito especial para todo mundo. “Quando ele ia à minha escola, era uma comoção. Todo mundo queria foto e abraço. Foi aí que eu entendi que meu pai era o Mauricio de Sousa”, disse.
O impacto cultural da obra de Mauricio é tão grande que no fim de 2025 a Prefeitura de São Paulo reconheceu o trabalho dele como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Como parte das homenagens, ainda em 2026, serão espalhadas 90 esculturas dos personagens da Turma por várias regiões da Capital paulista, convidando crianças e famílias a interagir, tirar fotos e brincar com esse universo. Porém, mais detalhes da ação ainda não foram divulgados.
Além disso, a região central de São Paulo deve receber bancos temáticos como parte da celebração a esse artista que ajudou a construir a memória afetiva do País. Já no Rio, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) exibe exposição imersível sobre a história de Mauricio.
Aos 90 anos, Mauricio de Sousa mostra que imaginação não tem idade. Suas histórias seguem vivas em gibis, desenhos, filmes, parques e, sobretudo, no sorriso de muitas crianças.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.