Prevenção Área promete trabalhar com todas as secretarias, no intuito de desenvolver melhores ações para equidade de gênero
Vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, discursa ao lado do prefeito Gilvan Ferreira e a deputada estadual Ana Carolina Serra (FOTO: Eduardo Merlino/PSA)

A Prefeitura de Santo André lançou, nesta terça-feira (27), o NEP Mulheres (Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres). A iniciativa tem o intuito de planejar e monitorar ações voltadas às moradoras andreenses, incluindo um novo observatório de dados sobre as questões de gênero no município.
Na prática, a área será responsável por coordenar e articular ações junto às secretarias municipais para a formulação de políticas voltadas à promoção da equidade. Dessa forma, Santo André se propõe a desenvolver iniciativas nas áreas de empreendedorismo, prevenção à violência, educação em saúde, além de outros serviços de atendimento e acolhimento.
O núcleo está vinculado ao gabinete da vice-prefeita, Silvana Medeiros (Avante), que vai ficar responsável pela nova unidade. De acordo com a gestora, a verba destinada será articulada com as próprias secretarias, prevista no orçamento das Pastas.
Segundo a vice-prefeita, a partir de agora as mulheres poderão acessar os serviços de diferentes secretarias de maneira integrada durante o atendimento. “Trata-se de um órgão constitutivo e deliberativo. Todas as pastas irão acionar o núcleo, e o trabalho será feito de forma integrada. Caberá ao órgão analisar as ações e viabilizá-las para que se transformem em políticas públicas”, afirmou.
Outro ponto importante para a consolidação dessa área é a criação de um novo observatório de dados, que terá como objetivo organizar levantamentos e estatísticas, permitindo quantificar com precisão as necessidades das mulheres na cidade.
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (PSDB), ressaltou que esta etapa é fundamental para a tomada de decisões. “A partir de agora, serão gerados dados que servirão como base de indicadores sociais e econômicos. Com a criação do núcleo, poderemos avaliar as ações de cada secretaria e otimizar os serviços. As evidências permitirão medir resultados e avançar no desenvolvimento de políticas públicas”, afirmou o chefe do Executivo.
A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) também participou do lançamento da iniciativa no Paço. “Recebemos diariamente notícias que entristecem, mas não são novas. No ano passado, o Brasil bateu o recorde de feminicídios, com quatro mulheres assassinadas por dia. Isso mostra que o sistema precisa agir rápido para proteger, inibir, e acima de tudo, educar homens e meninos. É exatamente o que esse núcleo pretende”, comentou a parlamentar.
Ainda segundo ela, seu mandato na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) está pautado para que o Estado seja um facilitador dos municípios, principalmente na questão de gênero.
Ao todo, foram 25 servidoras que foram empossadas no lançamento da ação e trabalharão diretamente no núcleo.
O NEP Mulheres também tem como objetivo a criação de grupos de estudo e trabalho organizados em cinco eixos temáticos: participação política, liderança feminina, violência de gênero, empreendedorismo feminino e saúde da mulher.
LEIA TAMBÉM:
"Com 12 mortes, Grande ABC registra recorde de casos de feminicídios em 2025"
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.