Setecidades Titulo Mais uma vez

Jovem do caso 'sou ladrão e vacilão' é preso após furto em UBS de Diadema

Conhecido nacionalmente desde 2017, Ruan Rocha da Silva foi detido em flagrante com equipamento de unidade de saúde

27/01/2026 | 14:30
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Ruan Rocha da Silva, de São Bernardo, conhecido nacionalmente pelo caso em que teve a frase “eu sou ladrão e vacilão” tatuada na testa em 2017, foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (27) após furtar uma lavadora de alta pressão da UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no bairro Jardim Casa Grande, em Diadema.

Atualmente com 25 anos, ele foi detido por guardas civis municipais logo após deixar o local com o equipamento, segundo informações da polícia. De acordo com o BO (Boletim de Ocorrência), a equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) realizava patrulhamento de rotina quando foi acionada via rádio para atender a uma denúncia de invasão à UBS. Ao chegar ao endereço, a unidade ainda estava fechada, mas com o alarme disparado. Pessoas que aguardavam atendimento informaram que um homem vestindo colete laranja havia saído do local carregando uma lavadora de alta pressão.

Com base nas informações, os guardas contornaram o quarteirão e localizaram Silva na rua dos fundos, já fora da unidade, com o objeto furtado. Questionado pela polícia, ele confessou que havia retirado o equipamento de um armário no interior do posto de saúde.

No registro policial, uma das testemunhas informou que a lavadora pertence à unidade e mostrou aos agentes uma grade danificada nos fundos do prédio, possivelmente por onde o suspeito acessou o local.

Em interrogatório, Ruan afirmou que entrou na unidade por um espaço na grade e que encontrou a lavadora em uma sala com a porta destrancada. Ele também declarou à polícia que pretendia revender o equipamento para comprar drogas.

Diante da confissão e das demais provas, a autoridade policial determinou o indiciamento do suspeito por furto simples, crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A prisão em flagrante foi ratificada e a fiança foi fixada em um salário mínimo (R$ 1.621), valor que não foi pago. Com isso, ele foi encaminhado à carceragem da unidade policial. O homem deve passar hoje por audiência de custódia. 

HISTÓRICO

O nome de Ruan Rocha da Silva ganhou repercussão nacional em junho de 2017, quando, ainda menor de idade, com 17 anos, teve a testa tatuada com a frase “Sou ladrão e vacilão” após ser acusado de tentar furtar uma bicicleta, em São Bernardo. O episódio foi filmado e as imagens se espalharam pelas redes sociais.

Desde então, o homem acumulou diversas passagens por crimes patrimoniais. Em 2019, foi detido pela GCM após furtar um celular, uma blusa e dinheiro de funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Silvina, no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo.

Ele chegou a ficar detido no CDP (Centro de Detenção Provisória) Belém I, na Capital, e em dezembro de 2023, fugiu da unidade prisional com outros detentos após romper uma grade, sendo recapturado posteriormente. Ao menos cinco prisões em flagrante constam no histórico do suspeito, conforme levantamento policial. <TL>

LEIA MAIS:

Jovem que teve a testa tatuada foge da cadeia e perde direito ao semiaberto




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;