Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor

Veja a Palavra do Leitor do 'Diário' deste dia 29 de janeiro de 2026

29/01/2026 | 08:55
Compartilhar notícia
FOTO: DGABC
FOTO: DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.

Desinformação e Covid

‘Desinformação nas urnas’ (Editorial, dia 27) e ‘Grande ABC registra uma morte a cada dez contaminados pela Covid-19 em 2025’ (Setecidades, dia 27). Duas reportagens relevantes publicadas no Diário. O editorial trata da elevada desinformação dos eleitores quanto à compreensão do processo eleitoral democrático, o que leva muitas pessoas a tomar decisões baseadas em falsas afirmações. Isso resulta na eleição de candidatos despreparados. Outra matéria noticia que a Covid ainda faz vítimas, inclusive fatais, na região, e afirma, com dados, que a vacinação vem derrubando esses números, ano após ano. Com relação às duas matérias, vale lembrar as campanhas negacionistas quanto ao processo eleitoral (e às urnas eletrônicas), bem como à eficácia das vacinas, praticadas pelo desgoverno federal entre 2019 e 2022. Que essa família desqualificada, ou um preposto, não retorne à Presidência na próxima eleição, o que traria sérios problemas para o Brasil.

João Paulo Mendes Parreira 

São Caetano

Vacina da herpes-zóster

Gostaria de saber se o ministro da Saúde, sr. Alexandre Padilha, ou alguém de sua família, já contraiu herpes-zóster. Acredito que não, pois se tivessem contraído, com certeza ele teria dito ‘sim’ para a inclusão da respectiva vacina no calendário vacinal do SUS (Sistema Único de Saúde). Ministro, o senhor não tem noção do que é essa doença (como médico, deveria ter). Minha irmã passou por isso em 2023 e até hoje faz tratamento da chamada neuralgia pós-herpética. O médico já adiantou que esse tratamento será por toda a vida. Essa doença provoca dores crônicas e lesões graves na pele, exigindo o respectivo tratamento. Pois é, sr. ministro, o médico solicitou que todas nós – somos quatro irmãs aposentadas e acima de 60 anos – tomássemos a vacina. Sabe o senhor qual o preço? Quase R$ 1.000 por dose – seriam três doses. Faço outra pergunta, o senhor acha que como aposentadas temos condições de ter acesso às vacinas? Portanto, solicito que repensem, pois o caso é muito sério e, para variar, nós, os idosos e aposentados, somos os que sempre pagam a conta.

Angela Cristina Wagner

São Bernardo

Pedido de ex-presidente

‘Tarcísio diz que não seria candidato à Presidência nem se Bolsonaro pedisse’ (Política, ontem). O governador Tarcísio de Freitas informa que não vai concorrer à Presidência, mesmo com um pedido de Bolsonaro. Até parece que falou a real verdade. O ex-presidente não só pediu como mandou o governador de São Paulo ceder seus lugar e deixar de concorrer a presidente para dar lugar ao próprio filho dele.

Antonio de Pádua Lima Junior

Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;