Na Vila Metalúrgica Animais da raça shih tzu foram encontrados em condições insalubres e encaminhados ao Hospital Veterinário municipal
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC

Policiais Civis da Dicma (Delegacia de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente) de Santo André estouraram, nesta quinta-feira (29), um canil na Rua Alexandria, no bairro Vila Metalúrgica. De acordo com os agentes, o local foi autuado por maus-tratos e 60 cachorros, todos da raça shih tzu, foram resgatados.
De acordo com as informações, os cães apresentavam dermatite nas patas, infecções no ouvido, feridas e presença de vermes nas fezes. Além disso, o local não possuía condições adequadas de limpeza para atender às necessidades dos animais.
O diretor do Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal de Santo André, Evandro Rosa, afirmou que, apesar de não haver comprovação de comercialização dos cães, todas as evidências de maus-tratos foram coletadas. “Recebemos uma denúncia por meio da ferramenta Collab, da Prefeitura. Ao chegarmos, encontramos os 60 animais. A situação era insalubre, com muita quantidade de urina e fezes diarreicas, que comprovam os maus-tratos. Não conseguimos provas documentadas de que seja um canil clandestino, porém há evidências, pois todos são da mesma raça e as fêmeas não são castradas”, comentou Rosa.
Ainda de acordo com o diretor, essa grande quantidade de animais existe na casa há pelo menos 10 anos
A responsável pelos animais, a vendedora Carmen Triana, 62 anos, será conduzida pelas forças policiais à delegacia. Já os bichos serão encaminhados ao Hospital Veterinário de Santo André, onde serão castrados, examinados e posteriormente encaminhados para adoção.
“Também tinha pouca quantidade de ração para o grande número de cachorros. Muitos móveis estavam em péssimo estado e com marcas de arranhões e mordeduras, o que comprova que eles sofriam”, complementou Evandro Rosa.
NACIONAL
O tema de maus-tratos a animais ganhou repercussão nacional recentemente, após um cachorro de 10 anos, conhecido como Orelha, ser agredido por um grupo de adolescentes na Praia Brava, em Santa Catarina.
O caso aconteceu no dia 4 de janeiro. Após ser encontrado com ferimentos, o cão foi socorrido, mas pela gravidade da situação foi submetido à eutanásia na data seguinte.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.