Cena Política Titulo Cena Política

Quarteto sonha com chefia da Câmara de Santo André

30/01/2026 | 08:05
Compartilhar notícia
ARTE: Seri
ARTE: Seri Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Quatro vereadores já articulam a sucessão da Câmara de Santo André ao biênio 2027-2028, faltando 11 meses para a eleição da mesa diretora. Ana Veterinária (PSD), Rodolfo Donetti (Cidadania), Fábio Lopes (Cidadania) e Edilson Santos (PRD) iniciaram as movimentações pela cadeira hoje ocupada por Carlos Ferreira (MDB). Única mulher entre os 27 parlamentares, Ana quer capitalizar os 7.137 votos de 2024, quando foi a segunda mais votada. Donetti reitera o desejo de presidir o Legislativo, como em disputas anteriores. Já Fábio Lopes, atual líder do governo do prefeito Gilvan Ferreira (PSDB), pode surgir como o nome de confiança do Executivo ao comando da Casa, enquanto Edilson já busca apoios. Em ano de eleições gerais, os embates nas Câmaras tornam-se mais um ingrediente no fervilhante cenário político do Grande ABC e do Brasil.

Bastidores

Cenários sociais

Amigos de longa data, o ex-prefeito de Mauá Donisete Braga (PT) – 2013 a 2016 – se reuniu com o ex-vereador de São Caetano Edgar Nóbrega (PDT), em Santo André, na terça (27). Na agenda, assuntos não relacionados à política. “Falamos sobre cenários sociais”, disse o ex-parlamentar. No entanto, o encontro movimentou os bastidores da região para uma possível dobrada. Afinal, em outubro eleitores vão às urnas para votar em deputado federal e estadual. “Independentemente de cargo eletivo, nunca deixei a política”, despistou Donisete.

Reforço

Ex-deputado estadual, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Diadema, Marcio da Farmácia deixou o Podemos e se filiou ao Cidadania, a convite do deputado federal Alex Manente, que preside a sigla em São Paulo. Nomeado terceiro vice-presidente do diretório paulista da agremiação, o recém-chegado vai ser uma das apostas do partido para assegurar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Luz

O vereador Beto Vidoski (PRD), de São Caetano, apresentou projeto de lei que institui diretrizes para a implementação de QR Codes individualizados em todos os pontos de iluminação pública na cidade. A ideia pretende modernizar o sistema de identificação, registro e encaminhamento de ocorrências para manutenção, tornando o serviço mais eficiente. O próprio munícipe, ao notar poste sem luz, poderá utilizar o sistema para encaminhar o pedido de reparo à administração.

Ônibus de baixa velocidade

Comenta-se que a paciência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com os constantes atrasos da Next Mobilidade na implementação do BRT-ABC se esgotou.

Núcleo duro

Presidente estadual do PSDB, o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra já montou sua tropa de choque para enfrentar as urnas em outubro, quando deverá disputar uma das 70 cadeiras reservadas a São Paulo na Câmara Federal. Imagem publicada nesta quinta-feira (29) em rede social dá ideia das pretensões do tucano, que se cercou de profissionais de peso para se tornar um dos deputados paulistas mais bem votados. Estão no time o advogado especialista em Direito Eleitoral Leandro Petrin, o estrategista Marcello Natele, o publicitário Vilmar Soares, o pesquisador Renato Dorgan e o marqueteiro Duda Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;