Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor

Veja a Palavra do Leitor do 'Diário' deste dia 30 de janeiro de 2026

30/01/2026 | 09:10
Compartilhar notícia
FOTO: DGABC
FOTO: DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.

Animais em destaque – 1

'Tarcísio sanciona lei para que ‘Vira-Lata Caramelo’ vire expressão cultural’ (www.dgabc.com.br). Com essa reportagem prudente e apartidária, o Diário nos expõe mais um inconformismo com a ausência de humanidade entre muitos humanos em relação a indefesos animais. Tivemos trágicos acontecimentos em que foram vitimados os inofensivos cãezinhos Orelha e Abacate por parte de desumanos agressores. Nós sabemos que o amor de um cão para com seus tutores (amigos) é análogo ao amor de uma mãe para com seus filhos. Um cachorro não nos ama porque temos um Porsche 911 na garagem ou um apartamento triplex com piscina em Copacabana, pois o que ele busca em nós é nosso afago. Algo que o faz balançar a cauda como reciprocidade desse amor.

Cecél Garcia

Santo André

Animais em destaque – 2

‘Justiça ordena que redes excluam informações sobre suspeitos de matar cão’ (www.dgabc.com.br). Que tristeza este assassinato brutal do cão Orelha, cometido por adolescentes, nitidamente ‘filhinhos de papai’, para quem a palavra ‘não’ não existe, pois são pessoas extremamente mimadas. Nesse cenário, eles podem tudo, até matar um cachorro idoso, criado pela comunidade numa praia, em crime cometido com requintes de crueldade. Os familiares ainda chegam ao cúmulo de ameaçar testemunhas para proteger os monstros em crescimento. Mataram um animal dócil e totalmente indefeso por puro sadismo. 

João Camargo

Capital

Violência no País

Assusta a escalada da violência, da crueldade e da impunidade no Brasil, sobretudo quando ela revela uma verdade historicamente escondida: o foco sempre foi o preto, o pobre, o periférico, enquanto a delinquência da elite branca foi blindada pelo dinheiro, pelo moralismo e por um sistema judicial seletivo. Hoje fica evidente que essa elite, formada na hipocrisia, nos discursos de ódio e na falsa moral religiosa, é tão ou mais perigosa. Criminalizam os miseráveis – privados de educação, dignidade e oportunidades – para ocultar seus próprios fracassos humanos. O miserável abandonado pelo Estado tem um destino previsível; o privilegiado, protegido pela impunidade, é simplesmente repulsivo.

Siomara Ferres

São Caetano

Luto na música ‘Morre Nilton Cesar, cantor do bolero ‘Receba as flores que lhe dou’’ (www.dgabc.com.br).

Ah, que pena! Minha mãe sempre cantava essa música. E quando alguém me enviava flores, ela cantava para mim em tom de brincadeira. 

Aline Perini Watanabe

do Instagram

Banco Master

Este, que tem se mostrado o pior, mais político e tendencioso STF (Supremo Tribunal Federal) da história, está envolvido até o pescoço nas falcatruas do maior escândalo financeiro do País. Maior escândalo, segundo declarações de Fernando Haddad e investigações da Polícia Federal. Por que Dias Toffoli chamou para si a relatoria, tendo irmãos e primo diretamente envolvidos? Aliás, o que esse processo está fazendo no STF? E os quase R$ 130 milhões em contratos da mulher do todo-poderoso Moraes com o banco de um notório picareta? Eis o motivo pelo qual Toffoli não quer largar o osso e insiste em manter-se à frente do processo. É o famoso ‘a raposa tomando conta do galinheiro’. Este caso precisa vir à luz do dia e não ficar na escuridão do STF. Vorcaro não agiu sozinho; ele tem muitos amigos figurões nas três esferas de poder. O último a ser citado é nada menos que Lewandowski, ex-ministro do STF e ex-ministro da (in) Justiça. É muito preocupante o que vem ocorrendo no Brasil. Ano após ano, Executivo, Legislativo e Judiciário vêm perdendo credibilidade perante a sociedade. Se não virarmos a chavinha, onde vamos parar? Honestamente, não sei.

Mauri Fontes

Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;