Cena Política Titulo Cena Política

Dada a largada à chefia da Câmara de Diadema

31/01/2026 | 08:47
Compartilhar notícia
Fernandes
Fernandes Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Mais uma Câmara do Grande ABC já apresenta movimentações para definir quem será o futuro presidente da Casa no biênio 2027-2028. Depois de destacarmos, nesta coluna, o cenário em Santo André, surgiu a informação de que, em Diadema, dois parlamentares almejam o posto de chefe do Legislativo, hoje exercido por Rodrigo Capel (PSD). São eles Lucas Almeida (União Brasil) e Juninho do Chicão (Progressistas), líder de governo do prefeito Taka Yamauchi (MDB). Há comentários de que o parlamentar de confiança do emedebista saiu na frente do colega nessa corrida, pois já iniciou as articulações para angariar apoio da base na empreitada. Quem acompanha a política sabe bem que quem não dorme no ponto, geralmente cruza a linha de chegada primeiro.

Bastidores

De volta ao passado

Especula-se nos corredores da FUABC (Fundação do ABC) que Paula Branco, ex-gerente corporativa da Diretoria Executiva Financeira da Organização Social de Saúde no biênio 2022-2023, pode voltar ao cargo, agora sob o comando do presidente Aldemir Humberto Soares. O eventual retorno da profissional – cujas lembranças internas de sua primeira passagem não são necessariamente agradáveis – gera comentários bastante ácidos nos bastidores. Entre os insatisfeitos, gente com muita influência nos destinos da instituição.

Pelés de Tarcísio

De mudança ao Republicanos, o prefeito Tite Campanella (PL), de São Caetano, exaltou o time do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele chamou de craques Roberto Carneiro, presidente estadual de sua futura sigla e secretário da Casa Civil, e Gilberto Kassab, dono do PSD e titular da Pasta de Governo e Relações Institucionais. “Agregam muito para a gestão e na articulação política. Acho que ele (Tarcísio) tem dois Pelés.”

Bolsa de apostas

Wellington Messias Damasceno, atual diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, é o nome mais cotado para substituir Moisés Selerges, que será candidato a deputado federal em outubro, no comando da entidade trabalhista. O longo processo eleitoral da categoria, que reúne 75 mil trabalhadores, foi iniciado na quinta-feira (29) e tem previsão de ser concluído somente em abril. A ver.

‘Game of Thrones’

Reagendada pela terceira vez para a quinta-feira (5), a assembleia de prefeitos que escolheria o substituto de Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo, na presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foi novamente adiada. A justificativa oficial é a de que o provável sucessor, Guto Volpi (PL), de Ribeirão Pires, assumiu compromisso administrativo para a mesma data.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;