Atividades Aulas de corpo e movimento, jiu-jitsu e violão são algumas novidades deste ano, além do projeto Pausa e Prosa, para responsáveis e cuidadores
FOTO: Eduardo Merlino/PSA

O CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) Alexandre Esteves Francisco - Xande, em Santo André, está com inscrições abertas para diversas oficinas gratuitas voltadas a pessoas com deficiência.
Nste ano, o equipamento oferece novas opções de oficinas: violão, jiu-jitsu e também corpo e movimento (jogos corporais, alongamentos conscientes, dinâmicas rítmicas, exploração do espaço e atividades lúdicas), além das oficinas antigas de música, jogos educativos, prática de atividades físicas, teatro, grafite e dança.
As inscrições para as oficinas ficam abertas durante o ano todo, com opções de horário pela manhã e à tarde. O espaço oferece ainda curso de Braille, o sistema de leitura e de escrita para pessoas cegas, e de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para pessoas com deficiência, familiares e demais munícipes interessados. Para participar é preciso morar em Santo André. Segundo a Prefeitura, não há necessidade de encaminhamento médico.
Outra novidade deste ano é o projeto Pausa e Prosa, desenvolvido para proporcionar a responsáveis e cuidadores uma proposta inovadora de acolhimento e bem-estar. Enquanto crianças, jovens ou adultos participam das atividades, seus responsáveis passam a contar com atividades como artesanato, crochê, culinária e outras práticas manuais e criativas
"A iniciativa parte da crença de que o cuidado precisa ser integral e alcançar toda a rede que envolve a pessoa com deficiência. Reconhecendo que responsáveis e cuidadores, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades em segundo plano, vivenciando rotinas intensas, sobrecarga emocional e pouco tempo para si. Ao oferecer um ambiente acolhedor e produtivo durante o período de atendimento, a oficina valoriza essas pessoas e reafirma a importância de olhar para além do indivíduo atendido", afirma a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.
SERVIÇO
O CRPD fica na Rua Carnaúba, 150, na Vila Guiomar. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone ou Whatsapp (11) 4433-1987
LEIA TAMBÉM:
"Passaporte dá gratuidade em parques a PcDs e pessoas com TEA em São Bernardo"
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.